mais sobre mim

subscrever feeds

Sábado, 09 DE Dezembro DE 2017

Vem Aí a Tempestade Ana

[Domingo e Segunda-Feira]

 

Com as previsões meteorológicas (sat24.com) a referenciarem o próximo dia 11 de Dezembro (2ªfeira pelas 00:00) como a data da chegada de mais uma onda de frio ao Algarve, os algarvios de momento com a temperatura do ar na ordem dos 20,8⁰C (sábado dia 9 às 15 horas em Albufeira) têm que se começar a preparar (este fim-de-semana) para uma nova descida das temperaturas (mínimas e máximas na ordem dos 6⁰C) e para o regresso da chuva (nas previsões com o pico de precipitação a ser indicado para amanhã e depois de amanhã). Desse modo e para domingo e 2ªfeira colocando Portugal Continental em Alerta Laranja: em descanso ou a trabalhar aconselhando-se a utilização de roupa mais quente (luvas opcional) e para prevenir guarda-chuva.

 

image 1.jpg

A Europa a 11 de Dezembro

(pelas 00:00 de Portugal)

 

E assim com a chegada do mau tempo ao nosso país (sobretudo no dia 10 e 11) regressando os períodos de chuva, nevando nos pontos mais altos e tendo-se o mar a agitado. Numa tempestade de nome ANA e assim batizada por (apenas) 3 países: Portugal, Espanha e França. Talvez porque na maioria deste basto território localizado numa das pontas (ocidental) da Europa, um dos motes (climáticos) seja a seca afetando partes da França, toda a Península (Ibérica) e incluindo Portugal ‒ este último (e o que mais nos interessa) em seca extrema ou severa. Em conclusão com o mau tempo a chegar em força amanhã de manhã ao Norte (dia 10), ao longo do dia estendendo-se ao centro, para no final do dia atingir finalmente o Algarve (e Albufeira).

 

[No final de sábado com a temperatura em Albufeira a registar os 13⁰C (pelas 23:30) com previsão de chuva para Domingo e com o IPMA a colocar 8 distritos (de Portugal Continental) em Alerta Vermelho (com rajadas de vento podendo atingir os 130Km/h, ondas até 10 metros e queda de neve acima dos 800 metros) ‒ e no Algarve mantendo-se o Alerta Laranja: Céu em geral muito nublado com períodos de chuva, o vento deverá soprar fraco a moderado aumentando gradualmente para forte com rajadas até 100 quilómetros por hora.” (IPMA)]

 

(imagem: sat24.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 23:30
Sexta-feira, 08 DE Dezembro DE 2017

Snooker ‒ 2017 UK Championship

E o mais interessado na vitória será THE ROCKET subindo a Vice-Líder do RM

(desde que nunca se esqueça da negra onde AKANI quase o eliminou)

 

UK-Snooker-Championships-Ronnie-OSullivan-889613.j

Ronnie O’Sullivan

Vencendo o 2017 UK Championship

Ascendendo a 2ºRM

 

Teminada a 4ª ronda da 11ª prova a contar para o Ranking Mundial (época 2017/18) é este o quadro de encontros para os respetivos Quartos-de-Final (incluindo os 8 jogadores sobreviventes dos 129 iniciais):

 

Jogo

 

J

N

RM

J

N

RM

1

RONNIE

O’SULLIVAN

ING

4

MARTIN

GOULD

ING

18

2

STEPHEN

MAGUIRE

ESC

20

JOE

PERRY

ING

22

3

SHAUN

MURPHY

ING

6

MARK

KING

ING

21

4

RYAN

DAY

GAL

16

MARK

JOYCE

ING

40

(J: Jogador N: Nacionalidade RM: Ranking Mundial)

 

Com os Quartos-de-Final a terem lugar esta sexta-feira com duas sessões, uma às 13:00 (jogos 1e2) e a outra às 19:00 (jogos 3 e 4) ‒ hora de Portugal. E como em todos os desportos nesta fase das provas sendo todos favoritos.

 

UK Snooker Championship: Ronnie O’Sullivan WINS thriller with Sunny Akani

RONNIE O’SULLIVAN survived an almighty scare to edge into the UK Snook Championship quarter-finals.

(Joe Short/express.co.uk)

 

Sábado disputando-se as Meias-Finais (com cada um dos 4 jogadores presentes a arrecadarem 35.000£) e Domingo a Final (com o derrotado a receber 75.000£ e o vencedor 170.000£).

 

[Ao intervalo  da 1ª Sessão dos QF com Ronnie O'Sullivan e Stephen Maguire a baterem os seus adversários por 4-0 num encontro à melhor de 11 frames.]

 

(imagem: express.co.uk/Getty)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 14:39
Sexta-feira, 08 DE Dezembro DE 2017

Os Bichos Também Sabem Contar

“The ability to solve complex math problems is one thing that sets humans apart from the rest of the animal kingdom. Despite this fact, some animals do seem to have at least one basic mathematical ability — they can, in a sense, count.”

(Joseph Castro/science.com)

 

aHR0cDovL3d3dy5saXZlc2NpZW5jZS5jb20vaW1hZ2VzL2kvMD

Some monkeys have shown the ability to count objects

(foto: Michael Woodruff/Shutterstock)

 

Enquanto (mesmo que o não queiram reconhecer) a capacidade mental (de raciocinar) por parte do HOMEM tem vindo a definhar progressivamente nas últimas décadas ‒ em Portugal tendo como ponto de viragem o CAVAQUISMO (1985) e no Mundo a Queda da URSS (1991) ‒ parece que alguns de nós (ditos RACIONAIS) especializados no estudo dos outros animais que não os humanos (e conhecidos como IRRACIONAIS) se viram finalmente para eles talvez (os bichinhos) procurando aquilo que o Homem já não consegue oferecer: sem necessidade de procurar (antes tentava-se descobrir agora apenas repetir) ou até de contrapor (aceitando-se sem discussão tudo o que nos é afirmado) ‒ antes procurava-se um LIVRO agora um resumo EFICAZ (Portugal), antes os EUA criavam algo e logo a URSS respondia (Mundo) ‒ confundindo-se TUDO e TODOS (objeto e sujeito vistos como mercadoria), perdendo-se MEMÓRIA e CULTURA (a nossa base de sobrevivência), optando-se pela INDIFERNÇA (pura obediência hierárquica) e pelo Currículo Seguro (garantia de um mero Emprego não necessitando de conhecimento ‒ experimental ‒ como o seria para executar um Trabalho não apenas teórico).

 

E dessa forma recuando à infância e à sua ingenuidade (ainda antes de normalizados pela Igreja e pelo Estado e de sufocados pelo peso da cada vez mais deformada Pirâmide Social) procurando nos Bichos Irracionais (Nossos Amigos de Viagem nesta Terra Fascinante) a resposta para os nossos problemas ‒ ditos existenciais (pelos teóricos do Armário talvez inspirados numa teoria em extensão da Alegoria da Caverna) unicamente para nos afastar da Realidade (impedindo-nos de a encarar através de estratégias subliminares) inserindo-nos na sua Projeção (aceite por todos ‒ Clero/Religiosos e Nobreza/Políticos ‒ como única alternativa credível e viável).

 

“Whatever the case, our number sense is not unique in the animal kingdom. In fact, it may not be something that's reserved to just animals: Venus flytraps (a carnivorous plant) can also "count."

(Joseph Castro/science.com)

 

MTUxMjMxNTMwMQ==.jpg

"Clever Hans" in action, tapping with his hoof

8 – 4 = 4, 8 + 4 = 12, 8 / 4 = 2, and 8 x 4 = 32

(Laasya Samhita and Hans J Gross/Communicative & Integrative Biology/CC BY-NC-ND 3.0)

 

No entretanto e apesar de toda a nossa oposição a considerarmos que uma outra espécie nos possa igualar ou ultrapassar (teoria Geocêntrica aplicada ao Homem) ‒ ainda-por-cima compartilhando o nosso ecossistema e alegadamente tendo habilitações matemáticas (naturalmente básicas como comer e reproduzir ou não fosse o Homem o seu Modelo) reproduzindo o ambiente e condicionando os animais (cenário imposto aos seres humanos) conseguindo-se mesmo atingir patamares deveras relevantes (para os irracionais), evoluindo no mesmo sentido (por persistência e resiliência) que cada um de nós compartilha (sentido de sobrevivência): conseguindo-se pôr Macacos a contar (experiências iniciadas no final dos 1980s) e antes até um Cavalo (no início do século XX com Clever Hans) a calcular (na realidade a interpretar/dono e a associar/gestos e no fim a atuar/representar, nem tendo noção de número/quantidade).

 

E se no caso do cavalo CLEVER HANS (no mínimo demonstrando qualidades) tratava-se apenas de uma questão de associação entre os gestos do seu dono e a missão deste (o cavalo) a cumprir (nem tendo noção de número ou mesmo de quantidade) ‒ um caso para divertir e para nos pôr a pensar ‒ já no caso dos Macacos e dos seus amigos Chimpanzés (em experiências realizadas lá para os lados de 2000) estes revelaram interessantes (na altura surpreendentes) capacidades de cálculo: concluindo-se que certos macacos (rhesus) tinham uma boa noção do número total de objetos observados, obtendo (experimentalmente) resultados quase tão bons (80%) como um grupo de estudantes universitários. Com outras espécies terrestres a demonstrarem as suas capacidades: como por exemplo os lobos (e outros mamíferos), as abelhas (e outros insetos), os peixinhos (e todos os outros) e até as galinhas (mais rigorosamente os pintinhos).

 

(dados, legendas e imagens: livescience.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 00:34
Quinta-feira, 07 DE Dezembro DE 2017

Objeto Enorme e Cilíndrico Avistado em M42 Orion

Na passada sexta-feira (dia 29 de Novembro de 2017) um astrónomo amador norte-americano do estado da Carolina do Norte (utilizando um telescópio Newtoniano) observando a região do Espaço onde se localiza a nebulosa M42 ORION, registou nas imagens recolhidas (e gravadas) pela sua câmara fotográfica a passagem de um objeto estranho (movimentando-se) e com forma cilíndrica.

 

UFO Sighting in North Carolina on 2017-11-29 22:00:00

 

interstellar cylinder UFO  (2).jpg

Nebulosa M42 ORION e misterioso objeto de forma cilíndrica

(telescópio Newtonian)

 

“I was out collecting data on m42 orion nebula , as i was fine focusing my 8 in astrograph / newtonian telescope this appeared on my laptop screen after the 1st i ran 5 frames @ 30.2 second sequence and it shows the movement of the objects at the bottom of the frames. the single cigar shaped object was captured in a single 30.2 second frame and the 5 frame sequence followed because i'd thought the thrill was over not the case. it had backup right behind it in the sequence. it's not the 1st and surely not the last as i search the night sky for galaxies , nebulae and the truth that's out there.” (ufomg.com)

 

interstellar cylinder UFO  (1).jpg

O objecto de forma cilindica

(avistado em M42 ORION)

 

“It's not the first and surely not the last as I search the night sky for galaxies, nebula and the truth that's out there.” (astrónomo amador)

 

Pela sua forma (não muito comum de se observar) e pela sua inesperada aparição no registo (a 1ª vez que o astrónomo amador o observava numa região já por diversas vezes pelo mesmo explorada) deixando o astrónomo bastante intrigado, acabando o mesmo por propor este CASO a uma conhecida (e credível) organização dos EUA (criada em 1969) especialista no estudo de casos (semelhantes) envolvendo objetos não identificados (ou OVNI/UFO):

 

OrionDust_Battistella_1824.jpg

Nebulosa M42 ORION localizada a 1500 anos-luz de distância

E estendendo-se no Espaço por 40 anos-luz

(no mesmo braço em espiral da nossa galáxia a Via Láctea)

 

A MUFON (mufon.com/caso nº 88566). Numa aparição (e como sugere o Site Ufo Sightings Hotsopots) na sua forma cilíndrica apresentada (semelhante à de um Cigarro), recordando-nos a passagem recente do objeto Interestelar OUMUAMUA perto de nós (agora a caminho de Júpiter e de Saturno) oriundo do Lado de Lá (dos limites do Sistema Solar) e também com essa forma estranha (por não ser comum a um corpo celeste deste tipo cometa ou asteroide).

 

(imagens: ufosightingshotsot.blogsopt.pt e nasa.gov)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 12:38
Quinta-feira, 07 DE Dezembro DE 2017

De como uma Comemoração (Futebolística) se transforma num Escândalo (Real)

Outrage after footie star shoves privates into Norwegian FA Cup after stripping down during celebrations (Norwegian defender Aleksander Melgalvis, 28, helped Lillestrom lift the King's Cup, but then shocked the nation)

 

nintchdbpict0003711548171.jpg

 

Num dos muitos CM que proliferam em Inglaterra ‒ neste caso o THE SUN ‒ o jornal diário londrino conhecido pelas suas notícias sensacionalistas (o que não significa que não sejam verdadeiras, mas neste caso sendo interessadamente ampliadas, de forma a serem obviamente divulgadas) especialmente envolvendo acontecimentos de índole sexual (ou sugerindo algo relacionado com SEXO), vem agora publicar fotos consideradas ULTRAJOSAS (pelo menos no momento, não certamente para os seus autores) implicando um jogador de futebol norueguês (Aleksander Melgalvis) da equipa do LILLESTROM:

 

Após a final da Taça da Noruega (que o Lillestrom conquistou derrotando o Sarpsborg 08 por 3-2) e nas cerimónias que se lhe seguiram (na presença de toda a restante equipa), com o defesa norueguês a despir-se (em palco) colocando-se em cuecas, posteriormente retirando-as e completamente nu enfiando o seu PÉNIS na referida Taça.

   

image A.jpgimage B.jpg

 

Um acontecimento eventualmente tendo passado despercebido (logicamente para o exterior) no próprio dia (domingo, 3 de Dezembro) nas cerimónias de consagração da equipa pela vitória alcançada (na Taça da Noruega), mas que extravasando as paredes do recinto rapidamente se espalhou por todos os órgãos de informação noruegueses e internacionais: sabendo-se que a Taça da Noruega ou TAÇA do REI (sendo o país uma Monarquia Constitucional atualmente com o seu rei Haroldo V) seria um troféu de presença e homenagem à Monarquia da Noruega (contando com o apoio da Família Real), com o ato do futebolista a transformar-se num escândalo ao violar o Troféu ‒ REAL.

 

De imediato com o futebolista a começar a ser atacado e ameaçado e com a sua atitude a ser considerada como um insulto à Família Real e ao seu Rei HAROLDO: tendo de um lado alguém tentando acalmar os ânimos ‒ “Winning the cup is something big and of course it should be celebrated/But surely it is possible to do so without showing such little respect to the King's Cup and all it represents” (porta-voz federativo) ‒ e do outro lado o renitente (por não completamente arrependido) futebolista “I don't regret what I did/It was done on the spur of the moment/I've received a lot of positive feedback about it and it was fun” (Aleksander Melgalvis).

 

1181988.jpg

 

Em Portugal e face ao cenário (por alguém) montado para esta época (eventualmente com intenções/repercussões negativas para o seu adversário) ‒ com intervenções inqualificáveis de alguns dirigentes (acabando mesmo que indiretamente por incitar à violência) e um número crescente de agressões a árbitros (físicas e morais) ‒ sendo este caso (o norueguês) um fait-divers (não fosse envolver o tema sexo uma especialidade dos latinos) face às consequências (desportivas e financeiras) de tais atitudes:

 

Como já se vai já verificar desportivamente para o próximo ano com a diminuição de equipas na Liga dos Campeões (de 3 para 2) e como se repercutirá futuramente este clima (interior de guerra) na qualidade, credibilidade e viabilidade financeira deste desporto ‒ em que somos (curiosamente) por nações os atuais Campeões Europeus.

 

Em resumo e voltando ao que interessa com o jogador da bola Melgalvis (um norueguês) a extravasar inconvenientemente as suas emoções (ultrapassando os limites do decoro) e tal como um macho (simbolicamente) penetrando a fêmea (a Taça): só que a fêmea era o Rei e a Família Real. Em Portugal só com insultos, agressões (para já) e de preferência alguns tiros (se nada se fizer dentro em breve).

 

(texto/inglês:thesun.co.uk ‒ imagens: thesun.co.uk/PA e publico.pt)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 12:17
Quarta-feira, 06 DE Dezembro DE 2017

Mundial de Snooker ‒ UK Championship

Com MARK SELBY a liderar o RM e com RONNIE O’SULLIVAN a liderar o RM da Época, disputa-se de 28 de Novembro a 6 de Dezembro o Campeonato do Reino Unido de 2017.

 

sunny.jpg

Akani Songsermsawad /TAI (22 anos)

Um dos 16 apurados para a 4ªronda

(75ºRM)

E despachando Barry Hawkins na 3ª ronda por 6-0

 

3ªRonda de Apuramento para os Quartos-de-Final

 

Realizadas as 3 primeiras rondas do UK CHAMPIONSHIP (11ªprova a contar para o Ranking Mundial) são estes os 16 jogadores apurados (para a 4ªronda por ordem crescente de RM):

 

A

J

N

A

J

N

1

Ronnie

O’Sullivan

ING

9

Joe

Perry

ING

2

John

Higgins

ESC

10

Ricky

Walden

ING

3

Shaun

Murphy

ING

11

Graeme

Dott

ESC

4

Mark

Allen

NIRL

12

Xiao

Guodong

CHI

5

Ryan

Day

GAL

13

Li

Hang

CHI

6

Martin

Gould

ING

14

Mark

Joyce

ING

7

Stephen

Maguire

ESC

15

Lu

Haotian

CHI

8

Mark

King

ING

16

Akani

Songsermsawad

TAI

(A: Apurado J: Jogador N: Nacionalidade)

 

E com John Higgins, Ryan Day e Shaun Murphy a serem os únicos jogadores a poderem repetir esta época nova vitória numa prova (contando ou não para o RM), de momento só o tendo conseguido Mark Williams e Ronnie O’Sullivan (este último podendo conseguir a 3ª).

 

2017-UK-Championship-Day-7.jpg

Ronnie O’Sullivan/ING (42 anos)

O Líder do RM da época 2017/18

(4ºRM)

E eliminando Michael White na 3ª ronda por 6-1

 

4ª Ronda de Apuramento para os Quartos-de-Final

 

Decorrendo a próxima ronda nos dias 6/7 (quarta e quinta-feira) com os 16 jogadores ainda em prova lutando por um dos 8 lugares dando acesso aos QF da prova inglesa (dos 129 jogadores iniciais). Sendo este o quadro da 4ªronda:

 

Jogo

J

N

J

N

1

Li

Hang

CHI

Ryan

Day

GAL

2

Mark

Joyce

ING

Lu

Haotian

CHI

3

Shaun

Murphy

ING

Ricky

Walden

ING

4

Mark

King

ING

John

Higgins

ESC

5

Graeme

Dott

ESC

Stephen

Maguire

ESC

6

Joe

Perry

ING

Mark

Allen

NIRL

7

Ronnie

O’Sullivan

ING

Akani

Songsermsawad

TAI

8

Martin

Gould

ING

Xiao

Guodong

CHI

 

De momento apenas com 4 jogadores sobreviventes do Top 16 ‒ Ronnie O’Sullivan, John Higgins, Shaun Murphy e Mark Allen ‒ e com os Quartos-de-Final a decorrerem no dia 8 de Dezembro (sexta-feira) com o seguinte emparelhamento: 1-2, 3-4, 5-6 e 7-8.

 

[Transmissão EUROSPORT]

 

(imagens: abola.pt e dailymirror.co.uk)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 12:38
Terça-feira, 05 DE Dezembro DE 2017

E ao Fim de 37 Anos os Motores voltaram a Bumbar

A Sonda Interestelar

 

“A set of thrusters aboard the Voyager 1 spacecraft successfully fired up Wednesday after 37 years without use. Since 2014, engineers have noticed that the thrusters Voyager 1 has been using to orient the spacecraft, called "attitude control thrusters," have been degrading.”

(NASA/JPL)

 

interstellar_2.gif

Trajetória das 4 sondas Interestelares

(Pioneer 10 e 11 e Voyager 1 e 2)

 

Lançada em 5 de Setembro de 1977 (há 40 anos) pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) tendo como objetivo JÚPITER, SATURNO e finalmente o ESPAÇO INTERESTELAR (localizado para lá do nosso SISTEMA SOLAR), a sonda VOYAGER 1 (sendo a 1ª a atravessar os limites do nosso Sistema Planetário num facto confirmado em Setembro de 2013) ‒ tendo ainda visitado ÚRANO e NEPTUNO ‒ passados 37 anos sobre a última operação semelhante (registada no ano de 1980) e continuando (por ainda ativa) a ser operada a partir da Terra (atualmente a mais de 141 UA de distância), voltou de novo a ativar os seus PROPULSORES numa operação bem-sucedida (executada na passada 3ªfeira) ajudando na reorientação da sonda e no prolongamento da vida da mesma.

 

E sabendo-se antecipadamente que o sistema se tinha vindo progressivamente a degradar (ligado aos propulsores de controlo de altitude da sonda) e que era fundamental para a continuação da missão (agora Interestelar) fazer a reorientação da VOYGER 1 (antes propulsionada entre outros pelo planeta gigante Júpiter), sendo com enorme satisfação que os responsáveis pela mesma cerca de 19 horas e 35 minutos depois (já na 4ªfeira) receberam a confirmação da ignição (dos propulsores) transformando este último episódio (dos 40 anos de vida da Voyager 1) num Sucesso absoluto: para além da continuação da comunicação de dados entre a sonda e o nosso planeta (nunca interrompida) ficando-se agora com a certeza que mesmo a mais de 20 biliões de Km de distância da Terra e 4 décadas passadas sobre a sua partida de Cabo Canaveral, ainda é possível interagir e ter uma resposta da mesma (pensando na tecnologia de há 40 anos um acontecimento apenas Fantástico e uma confirmação das grandes e ilimitadas capacidades do Homem) ‒ já agora aplicando-o à VOYAGER 2.

 

Convertendo Dados em Música

 

“A ideia da dupla (convertendo os dados da Voyager 1 em música), assim como Kepler tinha em mente, é fazer com que possamos entender melhor como funciona o cosmos de maneiras pouco convencionais. Dessa forma, a viagem cósmica proporcionada pela bela trilha descreve o trajeto da Voyager 1, incluindo o épico momento dramático de sua aproximação a Júpiter e Saturno e a entrada no espaço interestelar.”

(Claudio Yuge/tecmundo.com.br)

 

27142600586235-t1200x480.jpg

Transformando dados recolhidos durante 40 anos pela Voyager 1

(Em música a 4 instrumentos)

 

Como tudo tem a ver com tudo e algo ligado à VOYAGER 1 poderá ainda ter a ver com algo conhecido (mas ainda não correlacionado) ou então desconhecido (por ainda não observado), nestes últimos dias de protagonismo (dado à sonda norte-americana) e com a mesma na ribalta (ativando os propulsores colocando o Homem no pódio), com um grupo de cientistas convertendo os dados (recebidos da sonda) em música (segundo eles) Espacial e Incrível: e a partir dos dados transmitidos durante 40 anos (1977/2017) entre a VOYAGER 1 e a TERRA criando a sua Música (Domenico Vicinanza/GÉANT e Genevieve Williams/Universidade de Exeter), espelhada numa faixa de 3 minutos e utilizando (para a sua transformação) 4 tipo de instrumentos ‒ violino, flauta, trompa e percussão de Glockenspiel (podendo ser escutada em Digital Trends/Music created using data measurements sent from the Voyager 1 spacecraft/soundcloud.com).

 

Numa missão levando a sonda VOYAGER 1 (tal como com as outras 3 sondas interestelares) a lugares do Espaço onde o Homem nunca esteve, atravessando os limites (extremos) do Sistema Solar (a sua zona fronteiriça) ‒  local onde a influência do Sol diminui drasticamente (face à presença dos raios cósmicos) justificado pela influência do Espaço Infinito que o rodeia ‒ e levando esta e outras sondas automáticas a distâncias para além dos 84UA/Voyager 2 e 94 UA/Voyager 1. Um Sistema Planetário (onde a Terra se integra) rodeando uma estrela (o Sol) e pertencendo a uma galáxia (Via Láctea) com mais de 200 milhões de estrelas, provavelmente com muitas delas estando rodeadas por planetas mas devido à pequenez destes e à distância a que se encontram (e não sendo brilhantes como as estrelas) não sendo detetados e passando despercebidos ‒ e até podendo possuir algum tipo de Vida e situar-se numa zona habitável relativamente à posição da sua respetiva estrela.

 

Talvez um dia quando o Homem assumir de vez a sua necessidade imperiosa de partir (se quiser sobreviver e persistir, pois a Terra não é eterna) e ultrapassar os Limites do Sistema Solar, possa finalmente utilizando as suas naves interplanetárias, interestelares e intergalácticas (e por aí fora, viajando no Espaço/Tempo) descobrir Outros Mundos e aí se estabelecer ‒ talvez com outras espécies talvez mesmo semelhantes ao Homem. Só faltando ao Homem (decidir e) partir como o fazem todas as espécies na Terra.

 

(imagens: nasa.gov e tecmundo.com.br)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 13:03
Segunda-feira, 04 DE Dezembro DE 2017

A Lua a 4 de Dezembro

Hoje com a Lua a localizar-se a apenas 358.499Km da Terra

 

Imagem da SUPER LUA de 4 de Dezembro a maior (Lua Cheia) registada no ano de 2017. Aqui observada a partir de Miami (EUA) utilizando um telescópio (refrator) Celeston.

 

snapshot l1.jpg

Super Lua

 

Uma Lua (Cheia) grande e brilhante apenas porque a mesma se encontra no seu ponto mais próximo da Terra (no seu perigeu): apresentando-se 7% mais larga e 15% mais brilhante.

 

(imagem: P& K SpaceImaging/youtube.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 02:20
Segunda-feira, 04 DE Dezembro DE 2017

Very Bad Man

Trump, the Saudi Crown Prince, Sexual Assaulters, and Robert Mugabe

(The Intercept)

 

intercepted-podcast-episode-37-1511933098-article-

 

The unconscionable genocidal destruction of Yemen is continuing unabated. This week on Intercepted: Sen. Chris Murphy blasts the U.S. government for its support of Saudi Arabia and lays out his fight to end the carnage in Yemen. Jeremy tears apart Thomas Friedman’s gross love letter to the Saudi crown prince and talks about the bi-partisan war against journalism from Bill Clinton to Donald Trump. As more women come forward to name their sexual assaulters and harassers, Intercept Editor-in-Chief Betsy Reed and BuzzFeed’s Katie Baker analyze this unprecedented moment. Robert Mugabe was removed in a military coup, but his successor is a brutal thug from the same party. We get analysis from Harare, Zimbabwe, about why the U.S. and Britain supported Mugabe’s repressive regime, who is in control now, and what the future holds in this mineral rich country.Comedian Joe Pera performs a dramatic re-enactment of a secret Snowden document about a summer intern at the National Security Agency who experiences culture shock. And Donald Trump stars in the exciting finale of ‘Merican Beauty.

 

(Jeremy Scahill/theintercept.com/29.11.2017)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 01:36
Domingo, 03 DE Dezembro DE 2017

Meteorologia em Portugal e em Albufeira

ALBUFEIRA

18:30

(tempo frio e seco/sem chuva)

Temperatura: 11⁰C

Vento fraco nordeste

Humidade: 38%

Precipitação: 0%

 

IMG_2356.jpg

1

Albufeira

Com o fim da Feira França a 3 mas com o regreso da Feira Quinzenal a 5

(século XXI)

 

Segundo dados do IPMA hoje (domingo 03.12.2017) em todo o território nacional (ilhas incluídas) o céu apresenta-se limpo e sem nuvens, e sem previsões de precipitação: exceção feita ao arquipélago dos Açores onde o céu estará nublado ou pouco nublado. Quanto às temperaturas do ar com a temperatura na região do Algarve a andar pelas duas da tarde pelos 15⁰C (em Albufeira com mínima nos 5⁰C e máxima nos 16⁰C), com vento predominante de este (V=14Km/h), humidade pelos 30% e previsão de chuva nula (0mm). Comparativamente com o resto do país (território continental) sendo a região algarvia aquela a proporcionar melhores condições meteorológicas para todos os seus residentes (nacionais e estrangeiros), apresentando nesta época do ano (pré-Natalícia) um clima parecido ao do Verão de São Martinho (que se tem estendido desde Novembro prolongando o período de seca), convidando todos os felizardos ‒ com tempo disponível e residindo em Albufeira ‒ a um passeio pela praia ou uma ida até à Feira Franca (hoje no seu último dia): como o demonstram as temperaturas para o norte de Portugal (continental) com o IPMA a colocar cinco distritos em Alerta Amarelo (de 1/4 sendo um aviso de nível 2 devido essencialmente à onda de frio) ‒ sendo estes Aveiro, Braga, Bragança, Guarda e Vila Real (sobretudo na passagem de domingo para segunda).

 

201712031800_msg3_msg_ir_piber.jpeg

2

03.12.2017 ‒ 18:00

Imagem de satélite/Infravermelho

(EUMETSAT/IPMA)

 

Hoje (domingo) com as previsões de temperaturas mais baixas (e negativas) a dirigirem-se sem dúvida para os distritos de Bragança e da Guarda, com as temperaturas a atingirem máximas de 8⁰C/5⁰C e mínimas de -3⁰C/-2⁰C (respetivamente) ‒ Vila Real 9⁰C/0⁰C ‒ e certamente mantendo-se cenário idêntico (de frio intenso) para os próximos dias (pelo menos até 4ª feira): e com a mínima a andar (nestes distritos e nestes dias) entre os 0⁰C e os -4⁰C. Segundo o resumo climático publicado pelo IPMA e relativo ao mês de Novembro (deste ano) com esse mês a ser muito seco (precipitação abaixo dos 50% do normal) e quente (tendo-se registado mesmo uma onda de calor com a duração de uma semana e afetando sobretudo o interior Norte/Centro e algumas partes do Alentejo) mantendo-se o período de seca que o país atravessa (3%/seca moderada, 46%/seca severa e 51%/seca extrema).

 

por171203180006.jpg

3

03.12.2017 ‒ 18:00

Intensidade de precipitação

(IPMA)

 

No que se refere ao Algarve e à cidade de Albufeira (concelho e freguesias: Albufeira & Olhos de Água, Ferreiras, Guia e Paderne) com as previsões para os próximos 9 dias (4 Dezembro a 12 Dezembro) a apontarem para céu limpo ou pouco nublado (com algumas probabilidades de chuva para o próximo fim-de-semana ‒ 22%/37%), vento fraco a moderado e temperaturas a variarem entre 4⁰C/7⁰C (mínima) e 16⁰C/18⁰C (máxima): tudo indicando a manutenção do tempo que se tem verificado nos últimos dias ‒ seco, frio e sem chuva ‒ pelo que durante a próxima semana o ambiente será convidativo (para quem pode) para se levantar de manhã cedo, tomar um reconfortante pequeno-almoço, dar um belo passeio pela praia, descansar um pouco ao Sol (aproveitando o calor dos raios solares ao toque da sirene dos bombeiros/ao meio-dia), degustar um bom almoço e no final usufruir de uma sesta tranquila (ou de um bom período de leitura). E numa região algarvia (exclusiva e infelizmente até para a sua evolução) virada para o Turismo (e sobretudo para a Hotelaria/Restauração) restando aos Trabalhadores/Residentes (trabalhando todos para o mesmo) colaborar no negócio e com os trocos recebidos tentarem proporcionar algo mais: a si assim como aos seus neste mês da comemoração do Natal (dentro de apenas 3 semanas).

E como curiosidade e a nível sismológico com a Região do Algarve (ou regiões marítimas próximas) a registar desde o início de Dezembro os seguintes sismos:

 

Ordem

Data

Local

Magnitude

Profundidade

1

2017-12-01

SW Cabo S. Vicente

2.2

31

2

2017-12-02

E

Monchique

1.1

6

3

2017-12-02

SW Monchique

0.9

-

4

2017-12-02

SW Cabo S. Vicente

1.6

33

5

2017-12-02

SW

Lagos

1.1

29

6

2017-12-02

SW Cabo S. Vicente

1.7

40

7

2017-12-03

S

Monchique

1.2

18

8

2017-12-03

SW Cabo S. Vicente

2.9

34

9

2017-12-03

SW S. Brás de Alportel

2.4

28

(sismos registados na região do Algarve ‒ terra e mar ‒ desde o início de Dezembro)

 

Como se pode verificar com a zona mais ativa a estar referenciada ao Cabo de S. Vicente (4 pequenos sismos desde o início de Dezembro) e com o mais intenso registado em terra a ocorrer em São Brás de Alportel com M2.4 (mesmo assim pouco significativo). A nível global com um sismo de intensidade M6.0 (profundidade de 24Km) a registar-se hoje pelas 11:19 (UT) perto da costa do Equador.

 

(imagem 1: PA ‒ dados e imagens 2,3: ipma.pt)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 19:36

pesquisar

 

Dezembro 2017

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

comentários recentes

Posts mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro