Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Rosetta

Terça-feira, 21.01.14

A Terra vista no início da viagem pelas câmaras de Rosetta

 

A sonda espacial Rosetta lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) no ano de 2004 da base de Kourou na Guiana Francesa acabou decorridos dez anos, por despertar com sucesso do seu período transitório de hibernação (dois anos e meio).

 

Os primeiros sinais de vida oriundos da sonda Rosetta

 

Foi visível a satisfação dos técnicos da ESA responsáveis pela execução desta missão, ultrapassado que foi este ponto crítico da viagem da sonda ao encontro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko's.

 

Centro de operações espaciais da ESA na Alemanha

 

A sonda Rosetta prosseguirá a sua trajectória de aproximação ao referido cometa, até que por volta de Agosto chegará ao seu destino colocando-se em órbita: além dum período de estudo pormenorizado e detalhado do cometa, a sonda aproveitará ainda a oportunidade para lançar uma outra mini-sonda (Philae) de encontro à superfície do mesmo onde aterrará (no decorrer do mês de Novembro).

 

Rosetta e Philae

 

Enquanto a Philae estiver a observar pela primeira vez na história da exploração espacial o solo da superfície de um cometa – utilizando uma câmara incorporada – a sonda Rosetta continuará a estudá-lo a partir da sua órbita, utilizando os seus onze instrumentos científicos de que vai apetrechada.

 

(fonte e imagens – space.com)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 00:44