Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A Pequena Idade do Gelo

Domingo, 12.08.12

Nas Olimpíadas de Verão disputadas este ano na cidade de Londres, a representação portuguesa quase que congelou. Valeram-nos dois canoístas do norte de Portugal, que lá tentaram esforçadamente com a ajuda dos seus remos e da sua indomável força de vontade, sair do lugar para onde os tinham encaminhado e silenciosamente enterrado.

 

No ano de 1677, o rio Tamisa congelou

 

Congelando regularmente durante o período da Pequena Idade do Gelo, este fenómeno já não se verifica há mais de duzentos anos na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Uma das razões para este fenómeno ocorrer nestes últimos dois séculos, residiu na sequência de Invernos mais quentes, resultantes das alterações climáticas registadas a nível planetário.

 

Daí esta imagem da prática de desportos de Inverno (no gelo) na zona do rio Tamisa, aqui pintado pelo artista Abraham Hondius, num quadro representativo da época.

 

Refira-se ainda que as construções edificadas ao longo dos tempos nas margens do rio Tamisa, também contribuíram para que este fenómeno ocorre-se regularmente ao longo destes anos, retardando o movimento das águas do rio e acelerando a sua congelação.

 

E amanhã se encerra sem glória, mais um espaço comercial da nossa vida!

 

Os responsáveis pelo desporto Olímpico português já deveriam ter tirado ilações sobre as suas responsabilidades pelo ocorrido há quatro anos atrás, nas Olimpíadas que decorreram em Pequim. Não o fizeram, mantiveram o responsável por este desenrascanço e mais uma vez foi no que deu!

 

Mas não penalizem mais uma vez quem faz o que pode e mesmo assim é castigado, em vez daqueles que pensam saber falar e que apenas tentam salvar o seu lugar.

 

(imagem – earthsky.org)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 00:16


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.