Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O Bobo e o Olival

Terça-feira, 29.03.11

Bobo

 

IP8 vai cortar ao meio olival que produz o melhor azeite do mundo

Jornal Público – 29.03.2011 – Carlos Dias

 

A Sociedade Taifas, empresa que explora um olival com 700 hectares, na Quinta de São Vicente, em Ferreira do Alentejo, e que em 2010 ganhou o prémio para o melhor azeite maduro frutado do mundo, vai ter a sua exploração cortada ao meio pelo Itinerário Principal n.º 8 (IP8), que ligará Sines a Beja.

 

Olival

 

João Filipe Passanha, um dos responsáveis da empresa familiar que produz azeite na Quinta de São Vicente desde 1738, diz estar "incrédulo" e ao mesmo preocupado pelo futuro da exploração.

 

"O mais aberrante em tudo isto é que nem se deram conta das infra-estruturas que existiam", quando optaram trazer o traçado do IP8 pela Quinta de São Vicente, acentua Filipe Passanha.

 

Até a máquina que faz a recolha mecânica da azeitona vai ficar limitada. Foi concebida para percorrer as linhas de olival que, agora, ficarão cortadas ao meio.

 

Tudo isto seria evitado se "mudassem o traçado para a periferia da exploração", onde até o solo é de má qualidade, ao contrário da Quinta de São Vicente - que integra a zona dos barros de Beja, um dos solos mais férteis do país, conclui Filipe Passanha.

 

A resposta foi telegráfica: "O Ministério da Agricultura não tem comentários a fazer."

(Ministério da Agricultura – esclarecimentos sobre a situação)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 15:41