Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Viajantes – O Cometa Pan-Starrs

Segunda-feira, 18.03.13

 

Esta imagem do cometa Pan-Starrs obtida pelo fotógrafo astronómico Peter Rosen, parece querer indicar que este poderá estar a começar a desintegrar-se, pelo menos parcialmente. Pode-se ver na parte inferior da imagem do cometa, um pequeno fragmento a destacar-se do seu núcleo.

 

 

Este fenómeno é muito comum em diferentes graus a estes corpos celestes, acontecendo aquando da sua passagem nas proximidades do Sol (orbitando-o ou podendo mesmo colidir com ele), sendo provocado pela acção directa deste astro sobre estes viajantes vindos dos limites do Sistema Solar.

 

 

Após contornar a sua estela de referência – o Sol – o cometa é agora visível no hemisfério norte. Apesar de ainda aparecer baixo no horizonte, à medida que o cometa se afasta do Sol vão melhorando as condições de visibilidade do mesmo, pela sua subida no horizonte e aumento de luminosidade.

 

 

A imagem anterior – visível nos céus ingleses – poderia ter sido facilmente obtida utilizando uma simples máquina fotográfica. Este corpo celeste aqui registado – que atingiu o seu ponto mais próximo do Sol a 10 de Março – é um cometa ainda jovem e não periódico, proveniente do espaço exterior ao nosso sistema solar e tendo atravessado no seu caminho a nuvem de Oort. Terá um diâmetro aproximado de 1 km e uma periodicidade desconhecida, mas provavelmente muito longa.

 

(imagens – spaceweather.com/skyandtelescope.com)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 01:27