ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
VORTEX USA
O vórtice desta tempestade em vez de rodopiar como é seu hábito sobre a superfície gelada do pólo norte, resolveu neste início de um novo ano deslocar-se mais para sul e assentar arraiais sobre o continente norte-americano, atingindo meteorologicamente o Canadá e os USA. Nos USA – entre os estados do norte e os estados do sul – atingiram-se amplitudes térmicas máximas na ordem dos 40°C.
Temperaturas do ar registadas nos USA na primeira segunda-feira do ano de 2014
Tendo entretanto estacionado por tempo ainda indeterminado sobre território norte-americano, este vórtice tem provocado o aparecimento de temperaturas extremamente baixas para o momento da estação, prejudicando o quotidiano das populações locais e o normal funcionamento de muitas das estruturas básicas do governo e do sector privado. Tal como já anteriormente aconteceu com a mudança de localização do centro do anti-ciclone dos Açores – que se deslocou mais para norte – eis que agora é este VORTEX a contrariar a normalidade deslocando-se para sul.
No nosso país tal como em toda a costa europeia atlântica e mesmo mediterrânica, as consequências da deslocação para sul do vórtice desta tempestade assente em território norte-americano, já provocou um fenómeno bem visível e originado em pleno oceano Atlântico: a Onda Gigante.
(imagem – livescience.com)