Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A Grande Contagem de Pássaros

Quinta-feira, 11.02.21

Great Backyard Bird Count begins February 12

(Deanna Conners/earthsky.org)

 

gbbc-2021-woodpecker-700.jpg

Grande Contagem de Aves de Jardim/Quintal

 

Na sua 24ª edição (anual) realiza-se este ano (online) ─ entre 12 e 15 de fevereiro ─ mais uma grande contagem de aves, tendo como responsável pela sua organização (num projeto conjunto) e entre outros, o Laboratório de Ornitologia de Cornell: um evento popular levado a cabo todos os anos (pelo público em geral), resumindo-se na sua essência a duas etapas sequenciais ─ sendo elas (1) observar e registar (no mínimo uns quinze minutos) e (2) comunicar e estudar e  ainda-por-cima facilmente executável (a contagem de pássaros avistados nesse período de tempo) num qualquer jardim ou quintal (acessível).

 

Golden-crowned-sparrow-bird-San-Francisco-CA-Steph

Pardal de Coroa Dourada

 

During this popular community science event, people from all over the world head outdoors to count birds. Scientists use the data to track the health of bird populations.

(Deanna Conners/earthsky.org)

 

Num tempo de Pandemia (Covid-19) em que o distanciamento é uma regra (até podendo ser de sobrevivência), nada melhor do que a prática de uma atividade não em recinto fechado, mas ao ar livre e mais ainda solitário (por individual e distanciado) ─ num terreno qualquer, instalando-nos a contar o número de aves (visualizadas): e desse modo contribuindo não só para um calculo (estimativa) do número total desses animais (aves) existindo em todo o mundo, como para (de uma forma direta/indireta) um melhor conhecimento da saúde dos mesmos.

 

gbbc-2021-junco-800.jpg

Junco de Olhos Escuros

 

With appropriate social distancing measures, watching birds can be a safe and pleasant activity to engage in during the Covid-19 global pandemic.

(Deanna Conners/earthsky.org)

 

No ano de 2020 (num evento iniciado ainda no século passado, 1998) tendo-se recebido mais de 250.000 registos (de observação), sendo submetidos por cerca de 100 países (quase metade dos países constituindo a ONU) e envolvendo um recorde de 6.942 espécies (de aves) visualizadas (quase 70% do total global): sabendo-se que no ecossistema terrestre atual, se estima a existência de perto de 10.000 espécies. E seja no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul, em Portugal ou nos seus antípodas ─ esteja o tempo que estiver (calor ou frio) ─ sendo um hobby tranquilo e seguro (além de cultural/educativo), estarmos sós a contar pássaros.

 

(imagens: earthsky.org ─ Stephanie/earthsky.org ─ Ryan Hodnett/Wikimedia/earthsky.org)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 18:32


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.