ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
A Lua Vermelha
Como muitas pessoas sabem o eclipse da Lua dá-se quando:
- A Terra, a Lua e o Sol estão alinhados na mesma direcção;
- A Terra se intromete entre a Lua e o Sol.
Verificando-se simultaneamente estas duas condições o que acontece é que a Terra tapa completamente o Sol, impedindo que a sua luz chegue até à Lua e colocando-a logicamente numa zona de sombra.
Eclipse total da Lua registado em 15.04.2014
(Victor Rogus – Jadwin – Missouri – USA)
A particularidade aqui salientada neste eclipse é dada pela cor avermelhada apresentada pela Lua. Mas porque é que este fenómeno acontecerá?
1. Devido à interposição da Terra entre a Lua e o Sol, a luz da nossa estrela não chega directamente ao nosso satélite natural;
2. No entanto no momento em que a Lua entra na zona de sombra acaba por receber indirectamente os raios do Sol reflectidos pelo nosso próprio planeta e emitidos na sua direcção;
3. E são estes raios reflectidos pela superfície do nosso planeta, que dão à Lua a sua cor avermelhada.
Aproveitando esta oportunidade “astronómica” poderemos ainda utilizar esta ocasião para fazermos no nosso consultório espacial um pequeno check-up à Terra – pelo menos no que diz respeito à saúde da nossa atmosfera: é que, quanto mais escura a Lua se apresentar, pior poderá ser a qualidade do ar que respiramos no nosso planeta – provavelmente devido (entre outros factores) ao aumento da poluição provocada pelo Homem.
(imagem – space.com)