ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
A Luz-do-Sol há 102 anos
Mais de cem anos passados sobre a obtenção do seu registo fotográfico ─ 19 de maio de 1919 ─ a apresentação de um outro (registo) obtido por restauração do original (uma cópia melhorada): proporcionando-nos a visão de um eclipse solar tal como observado há mais de um século (2ª imagem) e dessa observação (e trabalho) obtendo uma outra mais pormenorizada (1ª imagem).
Sol de 1919 como visto em 2019
(neste restauro de 2019 ressaltando desde logo
a pequena protuberância solar,
reconfirmando o antes suspeito e depois confirmado,
a curvatura da luz)
Um trabalho desenvolvido por dois cientistas e investigadores europeus (Petr Horálek e Miloslav Druckmüller), utilizando os resultados do mesmo (trabalho) não só para comemorar os 100 anos sobre esse evento ─ o Eclipse Solar de 19 de maio de 1919 (durante a viagem Inglaterra/Brasil) ─ como para provar uma das teorias mais controversas de então, envolvendo Albert Einstein.
Sol de 1919 como visto em 1919
(um eclipse solar causando sensação em 1919
elevando aos céus Albert Einstein (1879/1955)
assim como a sua teoria
sobre a curvatura da luz)
Teria de Einstein afirmando que devido às poderosas forças gravitacionais exercidas pelo Sol, a luz (pelo mesmo emitida) ao movimentar-se (por ex. em direção à Terra) teria que ser no seu percurso dobrada/curvada: o que o restauro (da foto) confirmou (depois) pela presença duma pequena protuberância (antes não se vendo, agora sim). Este ano comemorando-se os 100 anos sobre a atribuição do prémio Nobel da Física a Albert Einstein.
(imagens: Petr Horálek/Miroslav Druckmüller e
Sir Arthur Eddington em spaceweather.com)