Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

25
Fev 15

Afinal de contas a Lua tem ou não tem atmosfera? Mas o que é isso de atmosfera?
“Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas.” (infoescola.com)

 

mystery_clouds_mars.jpg

E foram os astrónomos amadores
(os primeiros a falarem nas nuvens da Lua)

 

Face a todos os conhecimentos anteriormente adquiridos e certificados (através de informações transmitidas por individualidades cientificas mundialmente reconhecidas), astrónomos amadores um pouco por todo o mundo manifestaram o seu espanto ao verificarem numa observação realizada há já quase três anos, o aparecimento de nuvens a grande altitude sobre a superfície da Lua.

 

O interessante neste fenómeno atmosférico é que ele tinha uma duração limitada em torno das dez horas, entrando em modo de inactividade durante o período da noite e podendo regressar de novo como se fosse repetir um ciclo: que neste caso terá durado mais de uma semana. Com nuvens a estenderem-se por quase 1.000Km de extensão sobre a superfície do nosso único satélite natural e atingindo altitudes na ordem dos 250Km.

 

lunar-temp.jpg

Temperaturas no pólo sul da Lua
(em graus Kelvin)

 

Mas afinal de contas o que sabemos nós sobre a Lua? Por exemplo sobre um dos parâmetros mais importantes para a nossa sobrevivência, como o é o da variável ambiental designada como temperatura? Até pela circulação que poderemos imaginar existir, entre as diferentes camadas da atmosfera da Lua. Que se saiba a amplitude térmica é elevadíssima, calculada entre a mais alta temperatura registada de dia à sua superfície na ordem dos 120°C (positivos) e a mais baixa registada de noite por volta dos 150°C (negativos).

 

Mas também como não apresenta atmosfera, a Lua não guarda nem perde energia (por aí). Por isso se suspeite que nalguns nichos mais escondidos como os das regiões polares, em crateras sombrias e protegidas, se possam encontrar grandes depósitos de água (registando-se aí temperaturas de quase -250°C). Apesar de tardia a informação oficial acabou por chegar via nature.com: “An extremely high-altitude plume seen at Mars’ morning terminator.”

 

nature14162-f4.jpg

Temperatura da atmosfera da Lua
(e de condensação da água e de dióxido de carbono)

 

Apesar de tudo o que foi escrito anteriormente sobre a Lua no fundo ela até que poderá apresentar uma atmosfera própria (assim o desejemos e imaginemos), contrariando assim todas as indicações e constatações que sucessivamente nos chegam do nosso satélite natural, apontando em sentido oposto ao por nós desejado e definitivamente concluindo pela não existência da mesma (atmosfera): na Lua o único mecanismo de transferência de energia far-se-á exclusivamente ao nível do solo, com o material constituindo a sua superfície a receber directamente o efeito dos raios solares e a reflecti-los (devolvê-los) de imediato para o espaço exterior (cerca de 90% deles) – e como não existe atmosfera a melhor forma de medir temperaturas só ao nível do solo. Mas no entanto se imaginarmos que as nuvens observadas sobre a nossa Lua atingindo as proporções que atingiram e a altitude que conseguiram, até nos fazem pensar se essa mesma atmosfera não existirá mesmo, a única dúvida que persistirá será a de saber o que será necessário para esta (atmosfera) assim se considerar, se até estas nuvens (tal como acontece na Terra) são condicionadas na sua formação e movimentação pela acção de campos magnéticos (na Lua curiosamente mais apelidadas de anomalias magnéticas).

 

Uma Lua que pelos vistos também poderá apresentar durante as grandes tempestades e a altitudes elevadas nuvens formadas por cristais de dióxido de carbono e de água gelados (mais leves e podendo atingir os 100Km) e ainda outras nuvens compostas por poeiras oriundas da sua superfície (mais pesadas e podendo atingir os 60Km). E que como na Terra poderão dar origem às conhecidas auroras, neste caso observadas até 130Km de altitude!

 

(consulta e imagens: ufosightingshotspot.blogspot.pt/space.com/nature.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 12:43

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

18
20

22


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO