Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A sonda terrestre ROSETTA e o cometa alienígena 67P/C-G

Sábado, 04.10.14

Cometa 67P/C-G
Cada vez mais luminoso na sua aproximação ao Sol

 

Uma sonda terrestre está de visita a um cometa: acompanha-o neste preciso momento numa órbita situada a menos de 30Km da sua superfície, na sua trajectória normal de aproximação ao Sol.

Cometa 67P/C-G
(com o seu coma em crescimento)

 

A 26 de Setembro a sonda ROSETTA (obra da Agência Espacial Europeia/ESA) enviou para a Terra uma imagem espectacular do cometa 67P/C-G, em que era bem visível sobre a escuridão do espaço (em seu redor), uma mancha mais clara e luminosa oriunda do corpo do cometa: consequência da sublimação de gelo e de outros gases libertados do seu interior e projectados no espaço.

 

Na sua aproximação ao Sol o cometa 67P/C-G já apresenta um coma aproximando-se muito rapidamente dos 20.000Km (distância ao seu núcleo) e com o lógico aumento da temperatura à sua superfície é natural que essa actividade aumente, originando um coma ainda maior (além da sua cauda).

 

O que nos faz perceber que daqui a pouco tempo as imagens enviadas pela sonda ROSETTA do cometa 67P7C-G, serão mesmo super-espectaculares (ou não esteja a sonda a uns míseros trinta quilómetros dele).

 

Se entretanto (a sonda) não for engolida!

 

(imagem – ESA)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 19:38


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.