ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Albufeira 2021
Como se esperava com a freguesia de Albufeira e Olhos de Água a dar no concelho a vitória ao PPD/PSD. Agora em minoria, esperando-se a concretização de alianças.
Presidente
José Carlos Rolo ─ PPD/PSD ─ 32%
Há nove dias atrás
realizaram-se as Autárquicas
Realizadas a 26 de setembro ─ as Autárquicas de 2021 em Portugal ─ repetiu-se de novo no concelho de Albufeira a vitória do PPD/PSD (agora em coligação): para vereadores da Câmara Municipal com o PSD a eleger 3 vereadores (-1 que em 2017), com o PS a eleger 2 (-1 que em 2017) e com os dois candidatos Independentes (“chamando” a si 1 vereador do PSD e 1 vereador do PS) a elegerem 1 vereador cada.
Apesar da vitória do PSD e do seu candidato a presidente, com o mesmo a não obter a maioria absoluta de vereadores (apenas 3 num total de 7), tendo forçosamente que fazer algum tipo de aliança para poder ver o seu trabalho e promessas cumpridas: e sendo assim com José Carlos Rolo (o presidente eleito) a ter que se aliar pelo menos com uma das candidaturas de Independentes, ou a de Desidério Silva ou então a de Abel Zua.
Quanto à Assembleia Municipal ganhando novamente (e igualmente) o PPD/PSD (em coligação) com 7 representantes eleitos, seguido pelo PS também com 7 representantes, os independentes do MIPA (Desidério Silva) com 4 representantes, os representantes do AP (Abel Zua) com 2 representantes e ainda o CHEGA com 1 representante (de um total de 21). Deixando tudo aqui muito mais confuso, até porque para as 4 Assembleias de Freguesia o PS ter vencido em 3 de 4 delas (sendo a outra a maior, eleita pelo PSD) e eleito 26 de um total de 50 elementos.
E dos 16 concelhos a votos na região do Algarve com o PS a “varrer o território” (igualmente como seria de esperar) vencendo em 12 autarquias, com as 4 únicas a destoar do panorama geral a serem Castro Marim (PPD/PSD), Faro e Albufeira (PPD/PSD em coligação) e ainda Silves (PCP/PEV).
(imagem: Algarve Primeiro)