ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Ao encontro do Cometa
Rosetta entra amanhã em órbita do cometa 67P
Depois de ter sido lançada há dez anos atrás (2004) tendo como objectivo final o encontro futuro com o cometa 67P, eis que a sonda lançada pela Agência Espacial Europeia consegue amanhã a concretização do seu primeiro objectivo: alcançar o tão desejado cometa.
Na sua viagem de mais de uma década e registando já no seu curriculum diversos acontecimentos interessantes (orbitando três vezes a Terra, uma vez Marte e até passando por dois asteróides) a sonda percorreu até agora mais de 6 biliões de quilómetros, chegando no seu ponto mais distante da Terra a atingir regiões para além da própria órbita de Júpiter.
Aí a sonda foi então posta em hibernação.
Neste ano de 2014 e findo o projectado período de hibernação (de cerca de dois anos e meio e ocorrido no final do mês de Março) a sonda foi despertada para uma nova etapa da sua viagem: o encontro da sonda Rosetta com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Rosetta irá acompanhar de seguida a viagem deste cometa em volta do Sol e de retorno às proximidades de Júpiter, acabando por lançar uma outra sonda (Philae) que aterrará na superfície do cometa.
(texto: a partir de dados The Watchers – imagem: ESA)