Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Arqueologia Marciana?

Quinta-feira, 07.05.15

O velhinho veículo motorizado que se passeis há já mais de uma década na superfície do planeta Marte, acaba de ultrapassar os 40kms de viagem. Ao contrário do sucedido com o veículo da sonda SPIRIT (entretanto já falecido), o veículo da sonda OPPORTUNITY continua activo e a enviar dados para a Terra.

 

O ROVER encontra-se actualmente na cratera de SPIRIT OF ST. LOUIS movimentando-se em direcção a MARATHON VALLEY, onde os cientistas da NASA pensam poder descobrir cristais e a partir daí confirmarem a existência de água no passado do planeta vermelho.

 

PIA19393_modest.jpg

Marte – Cratera Spirit of St. Louis – Março 2015
(Opportunity – PIA19393)

 

A imagem recolhida pelo ROVER OPPORTUNITY parece querer sugerir a presença na paisagem de algo que dela sobressai (salta), talvez por nossa sugestão e associação ao ambiente terrestre (centrismo): destacando-se da paisagem natural e homogénea, um conjunto de rochas aparece desafiando a monotonia, erguendo-se na vertical e com colaboração exterior (talvez mesmo artificial).

 

As duas primeiras sondas SPIRIT e OPPORTUNITY foram lançadas para locais distintos e opostos da superfície marciana. Desactivada a primeira sonda tornou-se lógico o destino escolhido para a nova sonda CURIOSITY: visitando terrenos para o lado da SPIRIT. E se o veículo mais novo nos tem vindo aos poucos a surpreender, o velho pode estar a mostrar-nos (mais uma vez) a evidência de algo de singular.

 

Na Terra existem muitos vestígios arqueológicos como este. Em Marte talvez nem exista nenhum. Certamente por serem diferentes. Nós é que não vemos. Por isso associamos. Mas não acreditamos. Apenas por protecção, nunca por convicção. Talvez esperança, talvez admiração. Mas também se nunca sonharmos (descodificarmos) jamais compreenderemos o que as nossas percepções (em sensações) nos oferecem.

 

(imagem – NASA)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 01:52


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.