ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Asteroide 2017 BQ6
Ainda não foi desta que um rochedo de 200 metros caiu sobre a nossa cabeça: ainda o viram a chegar e depois viram-no partir (Graças a Deus!).
Registo obtido a partir de uma montagem de imagens recolhidas dos dados recebidos a partir do radar Goldstone Solar System (instalado no deserto do Mojave na Califórnia), num programa da responsabilidade da NASA destinado à observação de objetos do Sistema Solar (e nele circulando).
Nesta sequência de imagens do dia 7 de Fevereiro (passada 3ªfeira) mostrando-nos o asteroide 2017 BQ6 por altura de atingir o seu ponto de maior aproximação à Terra (quando se encontrava a pouco mais de 2.500.000Km) evidenciando uma forma irregular, tendo cerca de 200m de dimensão e dando uma volta em torno de si próprio, a cada 3 horas.
Com o asteroide 2016 BQ 6 ainda a caminho do seu periélio que atingirá para o fim da primeira semana do mês de Março (quando estiver a pouco mais de 148 milhões de Km do Sol). E no entanto apenas descoberto a 26 de Janeiro e com a sua órbita definida a 9 de Fevereiro (depois de já ter passado nas proximidades). Por isso tendo-lhe sido atribuído o código 7 (órbita incerta).
(imagem: nasa.gov)