ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Cometa SOHO
Em qualquer momento algo nos pode surpreender: neste caso tratando-se apenas de mais um pequeno cometa – talvez perdido o que nos deixa na dúvida.
O observatório SOHO disponibilizou-nos nestes últimos dias imagens da passagem de mais um cometa na sua trajectória de aproximação ao Sol, tendo o mesmo e após a ultrapassagem do seu periélio ficado mais brilhante e visível, começando então progressivamente a afastar-se.
Cometa SOHO-2875
(parte inferior da imagem)
Não se tratando de um cometa da família que mais usualmente visita o nosso Sol (como descendente de um grande cometa que se terá fragmentado há muitos séculos atrás), este cometa que agora surge um pouco que inesperadamente, apareceu inicialmente como um simples ponto muito ténue e pouco perceptível nas câmaras, para depois de contornar o Sol se abrilhantar e até começar a apresentar uma pequena cauda.
Em geral os cometas que tenho observado a partir das imagens fornecidas pelo telescópio do observatório SOHO, vão aumentando de brilho e de dimensão à medida que se aproximam do seu periélio; após a ultrapassagem do qual muitas vezes se esvanecem. Com este (aparentemente) sucedeu o contrário.
(imagem – SOHO)