Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Covid-19 PT/02.04

Sexta-feira, 02.04.21

“Em Portugal numa recente declaração do nosso 1º Ministro, com o mesmo a afirmar existirem no presente 19 concelhos acima do limiar de risco (detetados mais de 120 casos/100.000 pessoas): 4 deles estando localizados no Algarve e sendo, Portimão (mais de 240 casos) e Albufeira, Lagoa e Vila do Bispo (entre 120/240 casos). Região do Algarve tendo registado hoje +35 Infetados (6,4% do total nacional) e +1 Óbito (11,1% do total nacional).”

 

Portimão3-990x742.jpg

Com Portimão a ser o concelho algarvio

em maior risco neste Desconfinamento

(com 120/240 novos casos em 100.000 pessoas, correndo o risco de Confinar)

 

Esta segunda-feira 5 de abril iniciando-se uma nova fase do Desconfinamento, com as medidas mais visíveis para o público em geral a serem, o regresso dos alunos do 2º/3º Ciclo às escolas ─ uns 600.000 (2ª fase) depois de outros 600.000 (1ª fase) aproximadamente ─ a abertura dos cafés/restaurantes com esplanada e ainda a reabertura de mais lojas comerciais (ainda com restrições). Significando um aumento significativo de circulação de pessoas no espaço comum exterior ─ só nas escolas com as pessoas agregadas podendo ser +1 milhão ─ exigindo-se maior cautela e prevenção por parte de todos nós, como com a higiene das mãos, o uso de máscara, o distanciamento e claro está a vacina. Por sinal e no caso da Educação (responsabilidade e incompetência do Ministro) ─ e que se saiba ─ com mais este grupo de mais de 0,5 milhões de jovens a regressar de novo à escola (tal como todo o pessoal docente e não docente) sem um teste (rápido) quanto mais uma vacina.

 

Imagem1.jpg

Evolução Covid-19

(nos últimos 14 dias)

Com o índice de transmissibilidade lentamente a caminho de R(t)=1

(segundo eles o limite a partir do qual, deveremos começar a ficar nervosos)

 

Uma abertura feita em contraciclo com o que aparentemente começa a acontecer  um pouco por toda a Europa, com países como a Alemanha, a Itália e agora a França (entre outros) a aumentarem as restrições de desconfinamento (tentando recuar, mas enfrentando o protesto crescente da população) de modo a travarem um novo crescimento registado no número de infetados e no índice de transmissibilidade: regredindo agora no Desconfinamento, tendo uns bons dias de avanço sobre nós (tendo começado primeiro este última vaga). No nosso país caminhando-se, portanto, em sentido contrário ao da Alemanha (apenas o motor e líder europeu), imitando-se os nossos aliados europeus o Reino Unido (nem sequer integrando a EU), mesmo não dispondo das mesmas ferramentas, nem vacinas. Num momento em que em vez de aprendermos com o que se está a passar por ex. na Alemanha (que se irá passar provavelmente dentro de dias, por cá) ─ observando, tendo cuidado ─ e apesar da instabilidade no nº de infetados (↑↓) e da subida do nível R(t), começaremos a 5 a “marchar contra os canhões” enfrentando as baterias de Covid-19: enfraquecidas ou não.

 

(dados: dgs.pt ─ imagens: jornaldoalgarve.pt ─ Produções Anormais)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 20:44


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.