Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Covid-19 PT/25.05 ─ Preocupante ─ R(T) a Subir

Terça-feira, 25.05.21

Entre o 1º e o 14º dia deste último período (de 12/25 maio) com o nº de Infetados/dia a registar uma variação de 485/375 (-23%) e com o índice de transmissibilidade R(T) a subir de 0,93/1,06 (+14%). Com o nº de Infetados/dia (apesar de baixo) a continuar instável (subindo/descendo) e mantendo-se simultaneamente a tendência de subida do índice R(T),

Imagem1.jpg

Esta terça-feira 25 de maio de 2021 pelas 17:00 de Lisboa, tendo-se já ultrapassado globalmente os 168 milhões de Infetados (2% da população mundial) e estando-se perto dos 3,5 milhões de vítimas mortais (taxa de mortalidade sobre a amostra de 2%), sendo os maiores contribuidores para estes números os EUA, o Brasil e a Índia (só estes três registando, entre mais de 220 estados/territórios, 2/5 das vítimas mortais globais).

─ Não descendo há 18 dias (desde 7 maio) e hoje estando em R(T)=1,06 (tendo-se de recuar a 15 abril para ter um valor igual)

Mantendo-se a preocupação e o alerta não só para Portugal como para toda a região do Algarve, iniciado o regresso dos turistas e sendo agora impensável recuar (com um novo recuo, podendo significar o fim deste importante setor económico).

Nada se fazendo, entretanto,

─ Ou seja, ignorando as promessas repetidas de testagens maciças (só para inglês ver como o sucedido nas escolas, fazendo-se uma vez e de seguida nunca mais aparecendo) ou nem sequer as iniciando/impondo (veja-se os casos das estufas e dos estaleiros) e utilizando um plano de vacinação feito à pressa e em cima do joelho (não tendo culpa quem por solicitação hierárquica, tomou conta dele) responsabilizando por tal não um profissional da Saúde mas um Militar (colocando-o no comando de um operação tão delicada como necessária)

IMG_20210525_182039.jpg

Prestes a entrar no mês em que se inicia a época alta turística na região do Algarve ─ a 21 de junho, iniciando-se a estação do Verão ─ a considerada capital turística desta região a cidade de Albufeira ─ tendo como capital da região Faro ─ como centro da maioria do investimento algarvio (no mínimo 40/50%), encontra-se desde já preparada (como na questão da segurança/dos serviços) para receber todos os viajantes.

E com os responsáveis da Saúde continuando a não definir claramente (sendo da sua inteira responsabilidade/decisão) quem vacinar primeiro (conforme as idades, conforme os sectores, conforme o grupo/estado de saúde, etc.), deixando-se arrastar no tempo (inativo) por “opiniões vindas de fora, por vezes contrárias” (veja-se o caso do uso da máscara),

Questionando-nos como ainda há tantas pessoas por vacinar em determinados setores da nossa atividade económica (mais expostos), não sendo poucos nem tão pouco influentes assim, pelo contrário (na propagação da doença, com jovens e trabalhadores constantemente a circular), agora ainda acrescidos dos turistas por cá passando.

Ficando-se (preocupados e na expetativa) a aguardar que finalmente (antes que seja tarde demais) o “Governo reaja", já que o R(T) não para (de subir) nem para tal consulta o Governo.

Dentro de cerca de 4 semanas, iniciando-se em todo o Hemisfério Norte a estação do Verão.

(dados: dgs.pt ─ imagens: Produções Anormais)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 18:45