ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
DORIAN
"Um furacão de categoria 4
Podendo atingir esta terça-feira
a costa leste dos EUA"
(tocando entre outros estados a Flórida)
Com rajadas de vento na ordem dos 230Km/h e de momento no seu movimento (previsto em direção à costa leste dos EUA) mantendo-se estacionário, o furacão DORIAN continua a afetar com ventos devastadores acompanhados por grandes tempestades o arquipélago das BAHAMAS (ilha Grande Bahama).
O Furacão DORIAN e o seu Olho
(a 02.09.2019)
Tal como visto a bordo da ISS
Na sua evolução e confirmando-se as previsões com o furacão a dirigir-se para a FLÓRIDA (com a mesma intensidade ou superior) podendo ainda atingir outros estados como o da Geórgia e da Carolina do Sul.
Com os avisos de emergência prevenindo a possível chegada (a terra) do furacão DORIAN a serem já emitidos, desde a subida do nível das águas do mar (no litoral com a chegada da tempestade), seguido das fortíssimas rajadas de vento (ultrapassando os 200Km/h) e passando por chuvas intensas provocando certamente inundações.
E caso arranque de novo e se dirija para o litoral dos EUA atingindo já esta terça-feira o estado da Flórida. Na sua passagem pelas Bahamas tendo-se registado (no mínimo) 5 vítimas mortais (na ilha ABACO) com o furacão a fazê-lo (dada a sua intensidade) como de Categoria 4 (já tendo sido de Categoria 5).
“Dorian made landfall in Elbow Cay in the Abaco Islands in the northern Bahamas around noon Sunday, then made a second landfall near Marsh Harbor on Great Abaco at 2 p.m. The raging winds wrought destruction and terrified islanders who sought shelter in schools, churches and other facilities.”
(02.09.2019/knoxnews.com)
E enquanto se espera pela chegada de DORIAN ao estado norte-americano da Flórida, já com outras 3 potenciais Tempestades em construção e possivelmente a caminho:
Uma (já instalada no Golfo do México) com 40% de hipóteses de dentro das próximas 48 horas se transformar num Ciclone, outra nas mesmas condições com 30% (localizada ainda um pouco atrás de Dorian) e finalmente uma outra já com 80% de hipóteses (localizada a uns 500Km de Cabo Verde) podendo-se aí transformar em mais uma depressão tropical.
Na imagem aqui apresentada de uma vista parcial da TERRA − captada por um astronauta (a norte-americana Christian Koch) a bordo da ISS (a uns 400Km) – podendo-se observar o furacão DORIAN tal como visto do Espaço no dia 2 de Setembro (de 2019).
(imagem: NASA)