Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Eclipse Parcial do Sol

Sexta-feira, 24.10.14

O Último Eclipse do Ano
Eclipse Parcial do Sol de 23 de Outubro de 2014

 

B0qnm19IAAAcQCD 8 calgary.ab.jpg

O Eclipse

 

Os Estados Unidos da América estão a assistir hoje (dia 23) a um eclipse (parcial) do Sol. A colocação da Lua entre o Sol e a Terra irá provocar o desaparecimento parcial da nossa estrela, escurecendo momentaneamente os céus da América do Norte. E à medida que se deslocar para norte o observador poderá usufruir duma visão cada menos parcial do eclipse, podendo atingir uma amplitude por volta dos 60%.

 

Estas são algumas imagens registadas durante este eclipse do Sol e transmitidas em directo pela comunidade (astronómica) SLOOH:

 

1 B0qXmQoIgAAmbqK 1.jpg  2 B0qdu0uIgAE0avg 4.jpg

3 B0qpdDGIMAATESU 9.jpg  4 B0qyXpGIUAAau17 11.jpg

 

1/4 – Sequência de imagens do Eclipse (parcial) do Sol

 

É bem visível nas imagens iniciais deste eclipse a grande mancha solar AR2192, responsável pelas últimas emissões de raios solares lançados em direcção à Terra (a derradeira de classe x1,6) e ainda bastante activa. Um pouco mais acima ainda nos apercebemos de uma linha escura atravessando uma determinada região da superfície do Sol, fazendo-nos lembrar de imediato a imagem de uma cicatriz: na realidade mais uma manifestação das fortes forças em presença neste monstro de energia – o Sol – criadas pelo seu poderoso campo magnético (neste caso um filamento).

 

(imagens – comunidade SLOOH)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 01:20


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.