ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Erupções Solares e Vibrações Superficiais – Coincidências
18.04.2014 – 12:31 UTC
Pico da erupção solar – 13:03 UTC
Mais uma explosão de longa duração (49’) e intensidade (M7.3) registada na superfície do Sol (região 2036) – quando em princípio e de acordo com os especialistas a nossa estrela atravessa agora um ciclo de baixa actividade (no qual entrou no final do ano passado).
Mapa da zona de absorção da energia solar
Como sempre nestes casos prevêem-se perturbações originadas na tempestade vinda do Sol ao atingir a atmosfera terrestre, sobretudo afectando radares, GPS e satélites de comunicações. Neste momento encontravam-se visíveis e activas sobre a superfície da nossa estrela doze manchas solares (manchas 2032 a 2043).
18.04.2014 – 14:27 UTC
Tremor de terra de intensidade M7.5 atinge o estado mexicano de Guerrero
E lá continua a terra a tremer envolvendo toda a costa leste do continente americano – em particular todo o litoral pertencente à América do Sul. Região ainda por cima incluída no activo Anel de Fogo – com os seus constantes tremores de terra e crescente actividade vulcânica – localizado no Oceano Pacífico.
Anel de Fogo do Pacífico
Neste caso a zona atingida com um tremor de terra de intensidade M7.5 e que durou cerca de trinta segundos, foi a costa leste mexicana – localizada numa zona sob a influência de três placas tectónicas (o México) e considerada uma das mais activas e perigosas do mundo (a nível sísmico e vulcânico). E com o Golfo da Califórnia logo ali ao lado.
(imagens: The Watchers/Wikipédia)