Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



EUA – Calor a Norte, Frio a Sul

Sexta-feira, 31.01.14

“The Universe is a mathematical structure”

Max Tegmark – MIT cosmologist

(Live Science)

 

Uma violenta tempestade de neve e de gelo paralisou no passado dia 28 o sul dos EUA. Em certos locais voltaram-se de novo a atingir temperaturas na ordem dos -50°C.

 

O sul dos EUA paralisado pela neve e pelo gelo

 

Enquanto que no Alasca as temperaturas se mantêm a níveis mais altos do que é habitual para esta época do ano, nos EUA passa-se o contrário, com o continente norte-americano a ser assolado por grandes tempestades de gelo e de neve, como o foi o caso da tempestade anterior – com a presença do célebre vórtice polar sobre território americano – e daquela que inopinadamente voltou a atacar sem justificação plausível um território mais a sul. Relembre-se que no primeiro caso o célebre VORTEX (vórtice polar) deveria ter a sua actividade principal situada sobre o Pólo Norte e não sobre o território dos EUA; neste segundo caso a culpa é agora atribuída ao JET STREAM, apontado como o responsável principal pela nova onda de mau tempo que está a assolar o país.

 

Jet Stream

 

Como se pode ver na imagem anterior a mencionada “corrente de jacto” desloca-se desde a costa do Alasca até à zona de Washington, atravessando longitudinalmente todo o território norte-americano e estendendo-se em certas regiões bem para sul. Esta corrente de jacto ou JET STREAM divide praticamente os EUA em dois, como se fosse uma verdadeira linha de fronteira: entre o sul influenciado por correntes de ar quente e o norte sob a acção de correntes de ar frias.

 

(dados e imagens – livescience.com)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 00:33