Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Félicette ‒ O Primeiro Gato no Espaço

Quinta-feira, 09.11.17

[O primeiro gato no Espaço foi uma fêmea já que o macho escolhido se pirou]

 

Lançada para o Espaço há 54 anos

 

1.jpg

Félicette

 

Numa homenagem a todos os Animais Irracionais (e indiretamente a muitos Animais Racionais que reconhecem nos BICHOS os melhores Amigos do HOMEM) ‒ e mesmo assim não os respeitando comendo de facto alguns deles ‒ alguns franceses decidiram recordar um dos seus animais (irracionais) na figura da gata FÉLICETTE: lançada para o Espaço a 18 de Outubro de 1963 (a bordo de um foguetão Véronique AG1) e voando durante mais de 150Km sobre a superfície terrestre.

 

2.jpg

Candidatos

 

Durante cerca de um quarto de hora usufruindo da sensação de falta de gravidade, viajando a mais de 6X a velocidade do som e suportando acelerações de 9,5X força da gravidade ‒ e de seguida regressando à Terra na sua cápsula com paraquedas, aterrando sem problemas e saindo sã e salva: num momento tornando-se uma Celebridade (oriunda das ruas de Paris) mas posteriormente e face à avalanche de outros animais (irracionais) como cães, macacos e chimpanzés, rapidamente sendo esquecida e ultrapassada por outros Bichos (incluindo entre outros peixes, aranhas, sapos e minhocas). No Topo com a cadela LAIKA (um BICHO), o Primeiro Animal (Racional ou Irracional) a 3 de Novembro de 1957 (fez este mês 60 anos) a Orbitar o nosso Planeta ‒ mesmo antes de YURI GAGARIN a bordo da sua nave (a Vostok 1) mais de 3 anos depois (12 de Abril de 1961). Como se vê sendo dois Russos os Pioneiros Animais.

 

3.jpg

Foguetão

 

No caso da nova heroína francesa associada à Conquista do Espaço (aqui um animal não Racional) surgindo agora Félicette (uma fêmea) um dos 14 gatos escolhidos para a preparação da missão e para a escolha final do melhor candidato: segundo se diz uma segunda escolha (a fêmea) já que o pretendido (o macho) se pôs em fuga e desapareceu (FÉLIX o gato). E ainda com um outro gato numa outra missão (talvez dando finalmente razão ao gato-macho Félix) a não ser tão bem sucedido não sendo recuperado.

 

4.jpg

Homenagem

 

Com toda a França a ficar a dever muito a esta gata (a fêmea Félicette), contribuindo para a entrada (desta nação) na Corrida Espacial. Para uns, escolhida por ser calma, para outros por ser a menos gorda, mas ficando na História ao contrário do gato (do qual mais nada se soube). E certamente no Futuro com uma Estátua em Paris: pelos Bichos e também por Muitos e Muitos de Nós. Recordando-nos que para sobreviver teremos que partir para o Espaço (e com Stephen Hawking dando-nos um prazo de 600 anos ‒ para partir).

 

(imagens: PA3DMI/youtube.com)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 10:59