Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

31
Mar 16

No passado dia 17 dois astrónomos amadores (o austríaco Gerrit Kernbauer e o irlandês John McKeon) registaram uma explosão na atmosfera de Júpiter.

 

Mais uma vez o maior planeta do Sistema Solar – JÚPITER – exerceu uma das funções mais importantes, no que ao planeta Terra diz respeito: servir como uma das principais barreiras a cometas e outros corpos celestes.

 

júpiter.jpg

Explosão na atmosfera de Júpiter

 

Com um diâmetro de quase 143.000Km (11X o da Terra) e uma massa aproximada de 2,5X a dos restantes sete planetas do Sistema Solar, este Gigante Gasoso tem ao longo da nossa História Terrestre sido o protagonista de diversos impactos diretos com diferentes corpos celestes: como no Evento ocorrido em Julho de 1994 em que o cometa SHOEMAKER-LEVY 9 na sua trajetória de aproximação a Júpiter acabou por se desintegrar em pequenos fragmentos, terminando estes por entrar na atmosfera do planeta e explodir.

 

Desta vez foram astrónomos amadores a registarem este tipo de acontecimento celeste, ao observarem a partir de telescópios instalados no nosso planeta a uma explosão bem visível na região superior da atmosfera de Júpiter (localizado a cerca de 800.000.000Km do Sol): provavelmente um pequeno asteroide terá caído no interior da fortíssima região de influência das forças gravitacionais de Júpiter, que o terá capturado duranta a sua trajetória fazendo-o entrar em órbita de colisão – com a poderosa gravidade do planeta a acelerá-lo na sua queda mortal, aumentando ainda mais a energia libertado no impacto.

 

Emitindo em direção ao Espaço um FLASH de luz bastante brilhante resultante da violenta explosão e observada da Terra por simples amadores. Brevemente e depois de consultar as imagens de arquivo das suas possíveis sondas localizadas nas proximidades (de momento não me lembro de nenhuma exceto a CASSINI-HUYGENS) talvez a NASA nos presenteia com outro tipo de imagens e de definição – e nessa altura veremos se têm estado atentos (ao que de importante se passa todos os dias à nossa volta) à TERRA.

 

(imagem: youtube.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 19:35

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Março 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

18

21
24

28
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO