ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Incêndios em Portugal
“Um incêndio na localidade de Ameal, em Castanheira de Pera, obrigou à evacuação da praia das Rocas e está a ameaçar algumas habitações, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria e o município.” (24.sapo.pt)
“Enquanto se banham tranquilamente nas Águas
Os Portugueses vão vendo o seu Ecossistema a Arder.”
09.08.2016
Com as temperaturas em Portugal Continental a atingirem um valor máximo médio de 38.2⁰C (a média de todas as máximas registadas), o passado Domingo (7 de Agosto) tornou-se o dia mais quente deste ano.
Tudo isto porque além do nosso território estar a ser afetado pelo movimento de uma massa de ar quente e seca, ainda temos os ventos de quadrante leste para ajudar a prolongar a festa.
Os maiores valores registaram-se nos distritos de Évora (44.8⁰C), Santarém (44.7⁰C) e Coimbra (44.6⁰C).
Sendo que em Lisboa as temperaturas mínimas atingiram um máximo histórico durante o período da noite (de sábado para Domingo), com o termómetro a marcar uns extraordinários 27.9⁰C – um máximo já com mais de 50 anos (27.8⁰C em 1964).
Uma justificação para que ainda hoje persistam vários incêndios em Portugal (nem sequer aqui incluindo o incêndio na Madeira), ajudados pela continuação das altas temperaturas, pelo baixíssimo teor de humidade dos terrenos e ainda pela presença constante de ventos de intensidade e direção variável.
Incêndios bem visíveis na imagem de satélite e afetando sobretudo hoje (terça-feira, 9) o litoral norte de Portugal. E como curiosidade com as temperaturas em Albufeira a registarem um máximo de 34⁰C (mais fresco em 3⁰C junto ao mar como na Praia dos Pescadores).
Última Hora (Funchal):
“O cenário de incêndios registados hoje no Funchal complicou-se a partir das 18:00, devido ao aumento da intensidade do vento e à alteração da sua direção, havendo algumas zonas com "fogo descontrolado", disse o presidente da câmara, Paulo Cafôfo.” (24.sapo.pt)
(dados e imagem: IPMA)