Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ingenuity ─ Apreendendo a voar num Outro Mundo

Terça-feira, 20.04.21

Esta segunda-feira dia 19 de abril de 2021 pelas 11:46 hora de Lisboa, com o 1º aparelho voador telecomandado e de origem terrestre um pequeno helicóptero, o INGENUITY ─ a sobrevoar durante 30 segundos a superfície do planeta Marte (com o tempo total do voo a ficar-se pelos 39,1 segundos) atingindo uma altitude máxima de cerca de 3 metros: levantando voo, movimentando-se no ar (pairando nele) e aterrando.

 

PIA24586.jpg

INGENUITY

Lá ao fundo, baixinho, para o meio da imagem

e mal se vendo, o pequeno helicóptero

 

Num voo autónomo e programado para ser efetuado automaticamente e sem intervenção humana direta (presencial ou à distância), dada a grande distância existente entre a Terra e Marte tornando tal operação impraticável: neste momento com o Planeta Vermelho a estar situado a mais de 288 milhões de Km do nosso planeta, pelo que as comunicações entre ambos teriam sempre um intervalo entre a emissão, a receção e o retorno (impraticável de concretizar para quem a está a comandar à distância, apenas vendo pelo monitor).

 

PIA24586b.jpg

INGENUITY

Na sua viagem de cerca de meio minuto

e atingindo os 3 metros de altitude

 

Toda a ação sendo naturalmente registada não só pela câmara de voo integrando os instrumentos do pequeno helicóptero INGENUITY (poucos, sendo apenas um protótipo de testes), como e em simultâneo por um outro observador presente, bem atento e tendo-o sempre acompanhado (desde a Terra, até Marte), o ROVER PERSEVERANCE e as suas câmaras. Registando todo este “Evento Pioneiro” nunca tentado antes fora da Terra nem sequer na Lua (tão próxima de nós, nem sequer 400.000Km).

 

PIA24550.jpg

INGENUITY

Depois da sua missão histórica por pioneira a 19 de abril

estacionado na cratera marciana Jezero

 

Estando ainda prevista a realização de mais uns voos-de-teste do helicóptero INGENUITY (respeitando a sua “janela de oportunidade” de 30 dias marcianos/31 dias terrestres), depois da recolha dos dados deste 1º teste seu estudo e análise, preparando-se e arrancando-se com o 2ª teste previsto para o dia (nunca antes, podendo ser depois) 22 de abril. E enquanto isso com o ROVER PERSEVERANCE a prosseguir a sua Missão Astrobiológica: tentando caracterizar a geologia e o clima de Marte e descobrir sinais de vida microbiológica vindas do seu distante passado. Para além de ─ espera-se, que a curto-prazo ─ indo o ROVER recolher e guardar amostras do solo marciano, uma outra missão (mais tarde) as recolher e enviar em direção à Terra.

 

(imagens: nasa.gov)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 02:02