Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ISIS – E lá vai a primeira refinaria

Terça-feira, 24.06.14

 

Médio Oriente: barril de petróleo ou barril de pólvora?

(imagem – Wikipedia)

 

Quem pretender compreender os objectivos e a estratégia utilizada pelos Estados Unidos nas suas intervenções nas mais diversificadas regiões do mundo – particularmente naquelas que suscitam grande cobiça, pela presença (no seu subsolo) de matérias-primas fundamentais (como o petróleo) – basta olhar para o caos que percorre toda a região em torno da Síria e do Iraque (tendo como vizinhos de ambos nada menos nada mais do que a Turquia, o Irão, o Kuwait, a Arábia Saudita, a Jordânia, Israel e o Líbano). Depois expliquem-me.

 

Iraque: Fumo elevando-se a partir da zona da refinaria de Baiji

(imagem – NASA)

 

Militantes sunitas pertencentes à organização rebelde ISIS acabam de tomar de assalto a importante refinaria de Baiji (localizada a norte de Bagdade) – considerada a zona de maior influência deste movimento no seu caminho em direcção a sul: até à concretização do seu objectivo militar: a conquista da capital do Iraque Bagdade.

 

Desse modo o controlo da refinaria de Baiji pelos rebeldes do ISIS – com o rio Tigre no seu horizonte visual – fortalece ainda mais a implantação deste movimento no terreno, conquistando uma infra-estrutura chave para o domínio desta região do norte do Iraque – e tendo como objectivo bem claro, a estratégica cidade de Mosul. Posteriormente transposto o Tigre e o Eufrates, cercarão a capital.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 14:10