Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

24
Jun 14

 

Médio Oriente: barril de petróleo ou barril de pólvora?

(imagem – Wikipedia)

 

Quem pretender compreender os objectivos e a estratégia utilizada pelos Estados Unidos nas suas intervenções nas mais diversificadas regiões do mundo – particularmente naquelas que suscitam grande cobiça, pela presença (no seu subsolo) de matérias-primas fundamentais (como o petróleo) – basta olhar para o caos que percorre toda a região em torno da Síria e do Iraque (tendo como vizinhos de ambos nada menos nada mais do que a Turquia, o Irão, o Kuwait, a Arábia Saudita, a Jordânia, Israel e o Líbano). Depois expliquem-me.

 

Iraque: Fumo elevando-se a partir da zona da refinaria de Baiji

(imagem – NASA)

 

Militantes sunitas pertencentes à organização rebelde ISIS acabam de tomar de assalto a importante refinaria de Baiji (localizada a norte de Bagdade) – considerada a zona de maior influência deste movimento no seu caminho em direcção a sul: até à concretização do seu objectivo militar: a conquista da capital do Iraque Bagdade.

 

Desse modo o controlo da refinaria de Baiji pelos rebeldes do ISIS – com o rio Tigre no seu horizonte visual – fortalece ainda mais a implantação deste movimento no terreno, conquistando uma infra-estrutura chave para o domínio desta região do norte do Iraque – e tendo como objectivo bem claro, a estratégica cidade de Mosul. Posteriormente transposto o Tigre e o Eufrates, cercarão a capital.

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 14:10

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16
18
20

27

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO