ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Júpiter por Juno
Realçando nesta imagem (para além do fascínio pela mistura de cores) o violento turbilhão atmosférico provocado pela circulação de nuvens a grande velocidade, localizado a sudoeste de uma das oito Pérolas até agora descobertas no longínquo planeta Júpiter. E por se assemelhar muito a muitas das criações ditas artificiais (e inteligentes).
A Pérola aqui apresentada faz parte de um conjunto de oito formando o conhecido “Coral de Pérolas” de Júpiter, sendo uma das oito tempestades maciças circulando à latitude aproximada de 40⁰ sul do planeta.
Uma das Pérolas de Júpiter
(à esquerda)
Enquanto a sonda automática JUNO enviada da Terra em direção a JÚPITER não nos envia mais imagens desse Gigante Gasoso considerado o maior de todos os planetas (conhecidos) integrando o Sistema Solar (lembremo-nos que são oito após a despromoção a planeta-anão de Plutão), lá nos vamos entretendo com uma imagem já com mais de um mês (reportada pela NASA a 11 de Dezembro) agora processada por um cientista amador de nome Eric Jorgensen.
Segundo dados da NASA uma imagem registada pelas câmaras da sonda Juno quando a mesma se encontrava a apenas 24.000Km de distância da atmosfera de Júpiter, apresentando-nos com razoável resolução uma das famosas PÉROLAS, assim como o desenvolvimento e deslocação das nuvens cobrindo toda a superfície localizada a sudoeste (desse círculo branco). Uma das Pérolas do Colar de um conjunto mais vasto de oito.
Num trabalho desenvolvido a partir da imagem original captada pela sonda Juno (e posteriormente editada pela agência espacial NASA) e que há falta de outras imagens que nos pudessem fazer refletir sobre outros pormenores igualmente interessantes (sobre Júpiter), levaram (meritoriamente) o cidadão-cientista Eric Jorgensen a realçar cores e formas (originais) para dessa forma realçar certos detalhes.
Ficando-se aqui à espera que a única presença do Homem nas proximidades de tão longínquo planeta a partir de 15 de Setembro (data em que a sonda CASSINI se suicidará, impactando com o seu vizinho Saturno o outro Gigante Gasoso), nos presenteie rapidamente com mais algumas imagens deste misterioso planeta, talvez primitivo e talvez jovem, mas que certamente um dia (e até como ponto obrigatório de passagem) nos poderá oferecer o Futuro ou então fazer o seu anúncio.
Alguém sabe o que se esconde para lá das densas nuvens?
(imagem: Uma das Pérolas de Júpiter – PIA 21377)