Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Leonardo ─ Algo que se vê só uma vez na Vida

Sexta-feira, 10.12.21

Cometa LEONARD (C/2021 A1) no próximo dia 12 de dezembro fazendo a sua maior aproximação à TERRA, colocando-se a cerca de 35 milhões de Km de distância. Não sendo visível a olho nu (dizem que visível em todo o Mundo, mas apenas a 12 e no Hemisfério Norte), com a ajuda de um telescópio (e da meteorologia) sendo-o, triplicando nos últimos dias a sua luminosidade e apresentando uma cauda bem extensa.

Michael-Jaeger-2021A120211208UT420RASAlast_2_16390

Um Leonardo, uma vez na Vida

Regressando de novo, só possível de se ver, daqui a 80.000 anos

(podendo, no entanto, até pela variação no seu brilho/extensão, estar a desintegrar-se)

 

Descoberto no início deste ano de 2021 (3 de janeiro) e atingindo o seu periélio (ponto de maior aproximação ao Sol) no início do ano seguinte (por volta de 3 de janeiro), sendo visível este ano de 2021 e regressando de novo lá para 82.021 (80.000 anos depois). Arrancando em direção aos limites exteriores do Sistema Solar, mas antes (passando perto do sol) até podendo desintegrar-se; em Portugal para se ver algo só mesmo a 12, depois do pôr-do-Sol e antes do amanhecer.

orbit-viewer-snapshot(2).jpg

Órbita do cometa LEONARD (C/2021 A1)

Passando mais perto da Terra a 12.12 a uma distância de 35 milhões de Km

(visível do Hemisfério Norte ─ máximo a 12 ─ no Sul p/ o fim 2021/princípio 2022)

 

Cometa Leonardo

(daquelas coisas que só se vêm uma vez na Vida)

Difícil de se observar devido á sua baixa luminosidade ─ talvez possível de se ver com o auxílio de binoculares no dia de maior aproximação à Terra, a 12 de dezembro (estando a uns 35 milhões de Km de nós) ─ tratando-se de um cometa de longo período (estimando-se em 80.000 anos o tempo necessário para cumprir a sua trajetória), ao longo do seu percurso abandonando o Sistema Solar.

CometLeonard_Bartlett_4006.jpg

Descoberto ainda se encontrava bem para lá de Marte

Cometa passando por cá bem perto de Vénus ─ uns 4 milhões de Km

(passado o seu periélio arrancando de novo e nunca por nós sendo mais visto)

 

Dispondo de um núcleo de cerca de 1Km e uma cauda extensa e luminosa, com o cometa Leonardo na sua aproximação ao Sol (periélio a 3 de janeiro de 2022) passando antes nas proximidades de Vénus (a cerca de 4,2 milhões de Km) para ultrapassado o seu periélio se lançar de novo em direção ao espaço Extrassolar: na sua aproximação ao Sol acelerando até velocidades na ordem de mais de 53Km/s, para de seguida e ultrapassado o seu periélio, nos dizer adeus temporária ou definitivamente (para nós os vivos, sendo este último, o caso).

[Se a meteorogia ajudar (de preferência com o céu limpo e estando-se afastado das zonas urbanizadas/mais iluminadas) um cometa visível dia 12 pelo anoitecer/amanhecer.]

(imagens: Michael Jaeger/spaceweathergallery.com ─ ssd.jpl.nasa.gov ─ apod.nasa.gov)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 15:14