Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Meteorologia em Portugal e no Algarve

Domingo, 12.02.17

(13-21/02/2017)

 

201702121700_msg3_msg_ir_piber.jpeg

Estado do tempo

12.02.2017 17:00 UTC

Imagem de satélite (infravermelho)

 

Com as temperaturas em Portugal continental a andarem hoje (domingo) pelas 16:00 entre os 9.7⁰C (Trás-os-Montes) e os 14.5⁰C (Estremadura), a precipitação tem-se registado particularmente na região do interior das Beiras até ao litoral da região de Entre-Douro-e-Minho e ainda no litoral sul da região do Algarve, com os máximos a registarem-se no Sabugal (12mm) e em Viana do Castelo (3.9mm). E com o vento a soprar com rajadas mais intensas entre os 41.0Km/h na Foia, passando pelos 41.4Km/h no Mogadouro e atingindo os 50.4Km/h nas Penhas Douradas (pelas 16:00). Colocando meteorologicamente todo o Baixo-Alentejo e o Algarve em alerta laranja (devido à chuva e ao vento).

 

No que diz respeito à região do Algarve e começando pelo estado do mar, prevendo-se ondas superiores a 2m junto à costa situada entre o Cabo de S. Vicente e a foz do rio Guadiana, com vento muito intenso entre o Cabo de S. Vicente e a zona litoral de Cádis e forte agitação marítima nas zonas Charcot e Josephine. Particularizando o estado do tempo (e a sua previsão) à cidade de Albufeira, com os termómetros às 17:43 a registarem uma temperatura de 13⁰C acompanhada de precipitação. Num céu escuro e coberto de nuvens que a previsão para os próximos quatro dias antecipa irem desaparecer, transformando-se finalmente em céu limpo e sobretudo sem chuva (lá para quinta-feira, 16).

 

Segundo previsões do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) para os próximos 9 dias (até terça-feira,21), com as temperaturas a andarem entre os 9/11⁰C (mínima) e os 17/20⁰C (máxima), com vento de orientação variável (SW-SE-E-NE-N-E) e com a precipitação a sofrer uma queda acentuada a partir de quarta-feira (dia em que já não deve chover). O que irá significar que a partir de amanhã (2ªfeira,13) o tempo começara a melhorar, com a chuva a começar a desaparecer e as temperaturas a subirem muito ligeiramente. E apenas por mera curiosidade referindo ainda que a nível sismológico a região do Algarve tem estado nos últimos tempos e dentro da sua normalidade bastante calma, tendo-se a referir apenas três pequenos sismos todos ocorridos a SW do Cabo de S. Vicente (ou seja no mar): sensivelmente nas mesmas coordenadas geográficas, em profundidades entre os 20/37Km e de intensidade entre M1.7/2.6.

 

(dados e imagem: ipma.pt)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 18:19