ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
MRO – Mars Reconnaissance Orbiter
10º Aniversário da MRO em Marte
(10.03.2016)
No passado dia 10 de Março a sonda norte-americana MRO comemorou o 10º Aniversário da sua inserção em órbita do planeta Marte: lançada a 12 de Agosto de 2005 da base de Cabo Canaveral na Flórida (a bordo do foguetão Atlas V-401), a sonda MARS RECONNAISSANCE ORBITER atingiu Marte 7 meses depois da sua partida da Terra, numa missão estipulada para durar 4 anos (e que já dura há 10).
Uma sonda alimentada há já dez anos através da utilização dos seus painéis solares e cujo objetivo principal da sua observação orbital seria o de estudar:
A geologia de Marte;
A possibilidade da existência de água (gelo, vapor de água, subterrânea ou no passado);
Como ambas (poeiras e água) se conjugavam (ou teriam conjugado no passado):
E ainda a atmosfera de Marte e o clima do planeta.
Entretanto e ultrapassado o período estimado para o cumprimento da sua missão (2010), a sonda MRO estende agora o seu período estimado de trabalho e funcionamento por mais uns anos (já vamos em 2016) prosseguindo os seus estudos e estendendo os seus limites: não só na área da geologia e do clima marciano, como também na procura de novos locais para futuras sondas atingirem a superfície de Marte.
Uma sonda da NASA que para além de todas as informações que até hoje nos proporcionou – sobre os polos de Marte, sobre o seu solo gelado, sobre a sua atmosfera, sobre a sua superfície e subsolo – ainda pode estender e alargar as suas pesquisas científicas na procura de novos locais de aterragem e de potenciais regiões habitáveis (para uma eventual colonização).
E que nos continua a deliciar com imagens de uma beleza extraterrestre, assim caracterizadas por ainda se manterem virgens (pelo menos naquilo que nos diz respeito). Será essa uma das razões pela qual abandonamos a Lua? Por causa de Nós ou de Outros?
(imagens: MRO/NASA)