ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
O Calhau Negro de Marte
Mas quem é que já não viu algo de parecido na Terra?
(até se vendem na Internet)
Na Terra os depósitos de ferro/níquel são muito raros.
Oriundos da Cinturão de Kuiper ou até da Nuvem de Oort, os cometas são constituídos por uma diversidade de materiais como gelo, poeiras e rochas (e até compostos orgânicos); já no que diz respeito aos asteroides (acabando por dar origem a meteoritos) sendo oriundos da Cintura de Asteroides e constituídos unicamente por material rochoso e metálico.
Imagem enviada para a Terra a partir de um Mundo Alienígena (Marte), mostrando-nos sobre a sua superfície do mesmo, um meteorito por sua vez oriundo de um outro Mundo Alienígena – tanto para os terrestres como para os marcianos.
Ovo de Pedra
Aproximadamente 93% dos meteorites que atingem a Terra são constituídos por ferro e níquel, significando na prática que são maioritariamente ferrosos, contendo uma pequena percentagem de níquel (mais ou menos entre 5/30%) e uns pozinhos de cobalto (algumas décimas de %) – e até podendo conter entre outros elementos ouro.
Num registo datado de 30 de Outubro de 2016 com as câmaras do Rover Curiosity a apresentarem-nos o Ovo de Pedra, um meteorito com uma dimensão aproximada à de uma bola de golfe.
A maior parte destes meteoritos rochosos e metálicos são as chamadas condrites (também existindo naturalmente meteoritos ferrosos e rochosos, cerca de 7%): comparativamente com a percentagem de metal e como consequência de níquel nas amostras de origem terrestre (encontradas em raros e limitados depósitos), sendo esta 100/1000X inferior à extraterrestre.
Composto por ferro e níquel num tipo de rocha muito comum de se encontrar no nosso planeta e tendo certamente a mesma origem que a de Marte. Muito provavelmente a Cintura de Asteroides.
(imagem: nasa.gov)