Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

04
Set 17

Um asteroide como Florence (suponhamos com uns 5Km) colidindo com a Terra (um Grande Evento), regista-se no mínimo cada 10 milhões de anos:

 

Originando uma cratera com mais de 100Km (de diâmetro), provocando tempestades globais (sismos, erupções, furacões, tsunamis), passando todo o dia a ser noite (devido às poeiras intensas suspensas no ar), originando chuvas ácidas (durante meses), a destruição total da camada de ozono (durante anos) e finalmente a paragem da fotossíntese e a extinção de muitas espécies (fauna, flora, podendo incluir o Homem).

 

OpulentConstantInganue.jpg

 Um asteroide com mais de 5000 metros de diâmetro

(na imagem ainda a caminho)

Passou esta sexta-feira a umas insignificantes 0,047 UA da Terra

(a uma v = 13,5Km/s)

 

Tal como prometido um enorme asteroide ‒ 3122 FLORENCE ‒ de dimensão entre 4 e 9 quilómetros passou hoje (na realidade no dia 1) pelas 12:06 UTC a cerca de 7 milhões de Km do planeta Terra (aproximadamente 18 viagens entre a Terra e a Lua): o primeiro asteroide destas dimensões a passar tão próximo do nosso planeta, num período de quase 100 anos.

 

Um corpo celeste apesar da sua grande dimensão não sendo visível a olho nu, mas sendo possível de observar já desde o fim de Agosto utilizando um telescópio. Possuindo um período de rotação de quase 2,4 horas e cumprindo a sua órbita em torno do Sol em menos de 40 anos (e com o nome a ser atribuído em memória de Florence Nightingale).

 

No contexto das características já conhecidas sobre este corpo celeste (descoberto em 1981) e segundo os cientistas, não existindo nenhum perigo de colisão futura (com a Terra) pelo menos durante os próximos séculos: e com a próxima maior aproximação a verificar-se de novo daqui a 40 anos, mais precisamente a 2 de Setembro de 2057 pelas 00:41 UTC.

 

(imagem: gfycat.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 15:17

Setembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

16

18



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO