ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
O Planeta Marte
Visto à distância pelo telescópio Hubble
(e com um tipo pelo meio)
Hoje esteve um dia ameno (para o quente) muito típico do tempo de Verão (antecipado) – e com uma certa tranquilidade a reinar pelo país, talvez por se tratar do início de mais um fim-de-semana: com boas perspetivas de bom tempo para sábado e domingo (praia), com música por todo o lado (Faro/Lisboa), com muito desporto (futebol e Rali de Portugal) e sobretudo (para os privilegiados) com comida (verdadeira) e previsivelmente algum descanso.
A Luta Continua
Hubble vs. Sondas
(separados por 80.000.000Km)
Não se querendo deixar ultrapassar pelas muitas sondas automáticas orbitando ou explorando a superfície do planeta MARTE, o telescópio espacial HUBBLE fazendo-nos recordar mais uma vez o seu fantástico poder de longo alcance, oferece-nos agora mais umas quantas imagens deste ultimamente tão perscrutado corpo celeste.
Neste caso e como qualquer um de nós estaria à espera aproveitando um pequeno detalhe para facilitar toda esta apresentação (a única forma de responder à proximidade total das sondas automáticas relativamente ao planeta): no próximo dia 22 de Maio Marte estará em oposição, o que significa que além da Terra se intrometer (na verdadeira aceção da palavra) entre este planeta e o Sol, atingiremos nesse dia um dos pontos de maior aproximação entre estes dois planetas – aproximadamente 76 milhões de quilómetros.
Só sendo posteriormente batido no próximo dia 30 de Maio, quando o planeta Marte estiver no seu ponto de trajetória situado mais perto da Terra (desde há pouco mais de uma década) – nesse dia a apenas 75.000.000Km. Para os astrónomos (mesmo amadores) das melhores alturas para observar este distante planeta, já que devido à sua maior proximidade se nos apresenta com maiores dimensões e devido à sua posição (relativamente à Terra) se apresenta muito bem iluminado pelo Sol.
(imagem: Hubble)