Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O SOL "faz hoje" 4,6 BA

Domingo, 18.04.21

Comemorando-se no espaço-tempo os 4,6 biliões anos (de idade) da nossa estrela ─ o SOL (uma estrela da classe espectral G2V) ─ aproveitando-se para recuperar duas primeiras imagens do Astro-Rei, (1) uma o seu mais antigo registo, (2) a outra o primeiro (registo) no interior da sua COROA SOLAR.

 

oldest-photograph-sun-1.jpg

O Sol em 1845

Podendo-se observar a presença de manchas solares

(Louis Fizeau e Leon Foucault)

 

Na imagem (1) apresentando-nos o SOL, com o registo fotográfico a ser obtido (note-se) com uma exposição de apenas 1/60, tendo como seus autores os físicos Louis Fizeau e Leon Foucault: sendo (que se conheça) o 1º retrato do Sol datado de 1845 (já lá vão 176 anos).

 

Na imagem (2) e avançando sobre a imagem (1) no mínimo umas seis gerações, com a mesma a não se resumir a um registo distante e global da nossa estrela, mas dada a sua grande proximidade (do Sol), a oferecer-nos (em pormenor) a “atmosfera” eletromagnética que a rodeia.

 

parker-solar-probe-corona-photo.jpg

A Coroa Solar em 2018

Numa viagem às regiões adjacentes ao Sol de uma sonda automática

(Solar Parker Prove/NASA)

 

No “1º retrato” do SOL com o mesmo a ser feito a partir da superfície da Terra a uma distância de 150 milhões de Km e já no “2º retrato” da sua COROA SOLAR com o mesmo a ser obtido a partir da SONDA SOLAR PARKER (NASA) quando a mesma se encontrava a pouco mais de 27 milhões de Km do Sol (pouco mais de 1/6 da distância Terra/Sol).

 

[BA: Biliões de Anos]

 

(consulta e imagens: mymodernmet.com)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 22:26