Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

17
Mar 15

“O Sol envia-nos de enfiada três CME todas em sequência crescente”

 

Marketa-Murray-MSM_7895_1426602923.jpg

ALASKA – Aurora (hoje)

 

O nosso planeta foi hoje atingido pelo impacto de três CME originadas no Sol e viajando na nossa direcção. Entre as seis horas da manhã e as duas da tarde (e chegando mais cedo do que era previsto) as três vagas evoluíram desde uma tempestade geo-magnética menor até outra severa. A primeira ocorreu por volta das seis (5K-index/G1-menor), a segunda antes das nove (6K-index/G2-moderada) e a terceira (a mais forte) perto das duas da tarde (8K-index/G4-severa).

 

Como consequência foram lançados os alertas habituais, antecipando os possíveis efeitos provocados neste tipo de situações: na rede eléctrica, em satélites, na navegação por GPS, nas ondas de rádio de alta-frequência e até na formação de auroras, a mais baixa latitude (podendo atingir os 45°). Extraordinariamente até o norte da Califórnia poderá assistir a estas auroras. Quanto à tempestade geo-magnética esta ainda continua bastante activa, estando associada à mancha solar AR-2297.

 

Agora que se aproxima uma Super-Lua (Lua Nova e com a mesma no seu perigeu – ponto mais próximo da Terra), um Eclipse Total do Sol (atingindo uma percentagem elevada no norte da Europa e sendo mais reduzido em Portugal) e o Equinócio de Março (no nosso Hemisfério marcando o início da Primavera), provavelmente no dia 20 de Março (sexta-feira) no início da manhã (momento marcado para o eclipse) alguns dos observadores deste fenómeno poderão estar à espera de algo mais (sobretudo os que acreditam em mistérios e em teorias da conspiração): para eles uma quarta coincidência será forte de mais para eles aguentarem e estas CME poderão ser apenas mais um pretexto.

 

(imagem – Marketa Murray/spaceweather.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 19:44

Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO