ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
O Sr. NEO
O conhecido funcionário da NASA Sr. NEO acaba de presentear o mundo com uma curiosa Carta de Impactos. Na carta estão registados 556 impactos de fragmentos de cometas ou de asteróides com a Terra ocorridos nos últimos vinte anos. Como se pode ver na carta existe uma distribuição uniforme desses impactos, com a curiosidade de Portugal se manter limpo.
Do que o Sr. NEO não nos informa é da distribuição anual desses impactos – mantendo-se o nosso total desconhecimento sobre as áreas mais atingidas nestes últimos anos – mas sobretudo não nos esclarecendo dum ponto fundamental: estaremos a assistir agora a um crescimento desse fenómeno (como observações de outras instituições parecem querer indicar)?
Mas devemos mesmo preocuparmo-nos com estes objectos voadores?
Como resposta recordemos o meteorito que no dia 15 de Fevereiro de 2013 atravessou os céus da Rússia na região de Chelyabinsk, acabando por explodir poucos segundos depois e desintegrando-se de seguida em pleno ar. Acabando alguns dos seus fragmentos por atingir o solo. O efeito foi equivalente à explosão de mais de 500 quilotoneladas de TNT, com a onda de choque a ferir mais de um milhar de pessoas.
(imagem – NASA/JPL)