ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
O Tempo, a Europa e Ceres
Enquanto por ALBUFEIRA o tempo se mantém abafado mas com uma ligeira brisa e na EUROPA o continente ainda vai lutando pela sua sobrevivência económica e financeira (hesitando em deserdar ou não um dos seus filhos), em CERES o panorama geral torna-se cada vez mais interessante e porventura misterioso.
A Europa sob uma forte vaga de calor
(este fim-de-semana com a temperatura a ultrapassar os 40ºC)
Enquanto somos avisados desde há vários dias que uma forte vaga de calor se encaminha para a EUROPA com temperaturas a atingirem e ultrapassarem os 40°C (já nesta quarta-feira se registaram temperaturas desse nível em PARIS), aproveitamos ao máximo este tempo abafado mas ainda com uma certa brisa fresca, que atravessa a região algarvia. Mas a partir do próximo fim-de-semana é que vai ser, com as previsões a apontarem para uma subida significativa de temperatura nos termómetros, acompanhada pela divulgação dos primeiros alertas especialmente orientados para crianças, idosos e pessoas debilitadas.
Numa outra área e num outro contexto o problema grego parece manter-se para já no mesmo nível altíssimo de temperaturas (e registando uma grande amplitude térmica entre a Grécia e o FMI), com diversas notícias a atravessarem o espectro informativo mundial, vindas do lado dos apoiantes da Grécia (de momento uma minoria na EU), dos críticos do SYRISA (de momento a esmagadora maioria da EU) e daqueles que sentados no sofá e por motivos muito diferentes, se puseram comodamente no papel de espectadores (de um lado o dueto EUA/UK e do outro o dueto RÚSSIA/CHINA). Notícias que vão desde a submissão total do SYRISA ao FMI, até à opção simétrica pelo perdão total da dívida grega.
Veremos o que se irá passar durante estes próximos dias, com o Governo grego a manter a data da convocação do referendo (marcado para o próximo fim-de-semana), ao mesmo tempo que a Europa ainda tenta segurar a Grécia (evitando a utilização do botão OUT) – e assim evitando que todos nós activemos em conjunto e definitivamente o botão OFF.
A montanha com cerca de 5.000 metros de altitude
(mais de metade do Monte Everest)
Mas se a EUROPA só nos parece trazer problemas e preocupações, outros Espaços Exteriores à Terra ainda nos despertam curiosidade e nos levam a imaginar e até a sonhar: como é o caso do planeta CERES (localizado na Cintura de Asteróides) neste momento a ser escrutinado até ao pormenor pela sonda norte-americana DAWN. Desde luzinhas misteriosas, a montanhas com cerca de 5km de altitude, passando por estruturas estranhas ultrapassando o mais alto edifício terrestre, tudo parece estar a acontecer neste planeta anão que tal como PLUTÃO já foi um dos planetas principais do nosso Sistema Solar.
Manchas brilhantes em Ceres
(e escuras/imagem da direita)
E se vindo da Terra nunca esperamos que algo aconteça em nosso proveito e benefício, o que nos resta mesmo é aproveitar este tempo de férias e de lazer para nos divertirmos um pouco mais e nos orientarmos para outros guiões e cenários, como o poderão ser os temas passear, comer, ir para a praia (ou montanha), beber um cocktail e olharmos para o Céu. Tal como o foi no tempo dos Descobrimentos mais cedo ou mais tarde o ESPAÇO será o nosso destino: talvez CERES (ou até PLUTÃO) ainda nos façam sonhar (ou ter pesadelos).
(imagens – The Watchers e NASA)