ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Open da China e Mundial de Snooker
No dia 1º de Maio encerra-se a época de Snooker 2016/17
Mark Selby e Ding Junhui
Momentos antes da disputa da final do Campeonato do Mundo de Snooker 2016
(MS-18 DJ-14)
Na próxima 2ªfeira,27 inicia-se a penúltima prova do circuito mundial a contar para o Ranking Mundial de Snooker (o Open da China).
Terminando a 2 de Abril para aproximadamente duas semanas depois se iniciar a última etapa da temporada, a disputa do Campeonato Mundial (que irá decorrer em Sheffield de 15 de Abril a 1 de Maio).
No caso do Open da China com o inglês e atual vice-líder do RM Judd Trump a defender o troféu conquistado o ano passado (batendo o seu compatriota Ricky Walden na final por 10-4);
E no caso do Campeonato do Mundo com o atual líder do RM e Campeão do Mundo de Snooker o também inglês Mark Selby, a desejar repetir a proeza (do ano passado batendo o chinês Ding Junhui na final por 18-14 e sagrando-se Campeão) só na posse de alguns: depois dos seus títulos mundiais de 2014 e de 2016 repetir a proeza em 2017 pela 3ªvez.
E assim entrando num círculo restrito de que apenas fazem parte 6 jogadores: à frente com o escocês Stephen Hendry (7 títulos) e ainda no ativo com o inglês Ronnie O´Sullivan (5 títulos) e o escocês John Higgins (4 títulos).
Uma época de 2016/17 em que apenas 13 jogadores conseguiram vencer pelo menos uma prova contando para o RM (só da lista do ranking fazem parte cerca 129 jogadores) – dois outros venceram provas do circuito mundial mas não contando para o ranking – e com apenas 3 a repetirem a proeza: os ingleses Mark Selby (3) e Judd Trump (2) e o escocês Anthony McGill (2). A estes podendo-se juntar o chinês Ding Junhui (2 vitórias uma contando para o RM outra não) e o escocês John Higgins (3 vitórias em provas não contando para o RM).
E concluido o Circuito Mundial Feminino com a disputa do Campeonato do Mundo – vitória da chinesa natural de Hong Kong Ng On Yee sobre a indiana Vidya Pillai por 6-5 – ficando-se agora à espera do dia 1º de Maio para se ver quem será o novo Campeão Mundial de Snooker e o novo líder do RM (esse certamente Mark Selby – tal e qual Reanne Evans no setor feminino).
(imagem: bbc.com)