Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

04
Mar 20

Nas próximas primárias DEM

provavelmente contando com a presença de 2 a 5 candidatos,

estando certos BIDEN e SANDERS, algo incertos WARREN e GABBARD

e em princípio desativado BLOOMBERG.

 

Ainda com mais de 35% dos delegados eleitos por atribuir (decorridas 19 votações) e dos 5 candidatos ainda ativos com um deles a começar a pensar (acabadinho de chegar) em desistir −  Michael Bloomberg – compõe-se cada vez mais o cenário indicativo de quais serão os verdadeiros candidatos (os dois únicos com hipótese) à nomeação como candidato à Presidência dos EUA (enfrentando o republicano DONALD TRUMP) na Convenção DEM: o oficial JOE BIDEN e o rebelde BERNIE SANDERS.

 

S

C

DE

%

Ainda

Ativos

Joe Biden

453

30,2

Bernie Sanders

382

25,5

Elisabeth Warren

50

3,3

Michael Bloomberg

44

2,9

Tulsi Gabbard

1

0,1

Tendo

Desistido

Pete Buttigieg

26

1,7

Amy Klobuchar

7

0,5

Delegados

P/ atribuir

536

35,8

Total

(5 candidatos)

1.499

100

(S: Situação C: Candidato DE: Delegado Eleito)

 

Numa cartada decisiva jogada na altura certa e como se vê com amplo sucesso, com Steyner, Klobuchar e Buttigieg ao desistirem e ao passarem o seu apoio a Biden, entregando-lhe em mãos a maioria dos seus apoiantes (e eleitores) e desse modo contribuindo para a inversão da então liderança, de Sanders (agora com 25%) passando para Biden (agora com 30%). Confirmando-se a divisão dos 8 candidatos iniciais (nas primárias) em duas correntes bem distintas, uns apoiados pelo DNC “os oficiais” os outros não apoiados “não oficiais, semioficiais ou rebeldes”: respetivamente Biden/Bloomberg/Buttigieg/Klobuchar/Steyer e Sanders/Warren/Gabbard.

 

220px-Joe_Biden_(48554137807)_(cropped).jpg

Septuagenário

Joe Biden

(o candidato de 77 anos de idade oficial e do regime

e segundo o que diz o DNC, democrata)

 

E segundo as últimas informações (fresquinhas) chegadas esta tarde dos EUA (manhã na América) e relacionadas com as primárias DEM, o anúncio de que face aos maus resultados desta SUPER TERÇA-FEIRA o “acabadinho de chegar” e multimilionário Michael Bloomberg (depois de já ter consumido mais de 500 milhões de dólares na campanha) irá abandonar a corrida à presidência dos EUA pelo que estará “pertinho de partir”: reduzindo a corrida à nomeação DEM a apenas 4 candidatos (2 homens e 2 mulheres) – e com as mulheres (Warren e Gabbard iguais a pouco mais de 3%)  a não terem nenhuma hipótese face aos homens presentes (Biden e Sanders perto dos 58%).

 

No próximo dia 10 de março (próxima terça-feira) e depois de 19 votações realizadas (entre Caucus/Primárias) –  com 11 vitórias p/ Biden, 6 vitórias p/ Sanders, 1 vitória para Buttigieg e 1 vitória para Bloomberg – disputando-se mais 7 votações (passando a 26) e elegendo-se mais 365 delegados (elegendo mais delegados o Michigan/125, Washington/89 e o Missouri/68). Sendo conveniente recordar de novo nestas contas ainda não estando incluídos os DNE (delegados não eleitos, escolhidos/nomeados) ou SUPERDELEGADOS (no total 771), certamente na Convenção DEM podendo provocar muitos estragos, maioritariamente para os não alinhados com o DNC (ou seja, o socialista-comunista Sanders).

 

220px-Bernie_Sanders_July_2019_retouched.jpg

Septuagenário

Bernie Sanders

(o candidato de 78 anos de idade não oficial e rebelde

e segundo o que sugere o DNC, socialista-comunista)

 

E assim a 10 de março esperando-se a presença de (confirmando Bloomberg a sua desistência) pelo menos 4 candidatos, com todos unidos (Steyer, Buttigieg, Klobuchar e supostamente Bloomberg) por BIDEN e contra SANDERS” e com Warren e Gabbard correndo de lado (ainda não tendo entendido que correndo em paralelo, nunca se encontrarão nem entrarão verdadeiramente na corrida): Warren pelos vistos aguardando pela Convenção DEM para aí negociar os seus delegados (e obter algo em troca) e Gabbard mais cedo ou mais tarde acabando por apoiar Sanders (como já o fez nas primárias de 2016 apoiando Sanders e não Hillary).

 

No que diz respeito ao candidato REP (com o mesmo  em 18 primárias tendo ganho 18, com cerca de 93% dos votos) há muito tendo sido escolhido e candidatando-se a um segundo mandato: Donald Trump (um septuagenário de 73 anos de idade) de momento com 929 (em 930) delegados (o outro eleito por Bill Weld e com Joe Walsh sem delegados).

 

[DNC: “O Comitê Nacional Democrata é o órgão oficial do Partido Democrata dos Estados Unidos. Coordena a estratégia para apoiar candidatos do partido em todo o país para cargos locais, estaduais e nacionais. Organiza a Convenção Nacional Democrata realizada a cada quatro anos para nomear e confirmar um candidato a presidente e para formular a plataforma do partido.” (wikipedia.org)]

 

(imagens: wikipedia.org)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 18:20

Março 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO