Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

24
Ago 15

A Bolsa de Shanghai encerrou hoje a perder 8.5%

 

606x340_312170.jpg

 

Lisboa fecha segunda-feira negra com pior sessão desde 2008
(economico.sapo.pt)

 

Os EUA convidam a Arábia Saudita a descer o preço do petróleo e a inundar o mercado desse mesmo produto, de modo a assim poder abater dois coelhos de uma só cajadada: os outros países produtores de petróleo que vêm a sua principal fonte de receitas a descer drasticamente (Rússia, China, Irão, Brasil, Venezuela e Nigéria, entre outros) e todos os outros países que mantendo uma relação estratégica e privilegiada com os primeiros vêm as suas trocas comerciais diminuírem acentuadamente (como é o caso dos BRICS e da África do Sul e a Índia, entre outros).

 

É a maior queda (5,8%) desde 10 de Outubro de 2008, pico da crise financeira. Na Europa o panorama não é muito diferente. Tudo devido à China.
(Maria Teixeira Alves – Económico)

 

Não sendo pois de admirar que mais uma grande queda na Bolsa chinesa (por coincidência a maior potência económica mundial e grande rival dos EUA) tenha como reflexo imediato uma reação em cadeia de todas as outras bolsas mundiais, dando origem ao aparecimento de mais uma Segunda-Feira Negra: ou não fosse a China além da grande Potência Económica que já o é, o grande motor da Economia Global, um dos maiores detentores de ouro do mundo e um dos Estado que com mais dólares trabalha (detém). E então se pensarmos no nível de investimento chinês em Portugal e no seu crescimento exponencial ao longo destes últimos anos, o que teremos mesmo que fazer è rezar e esperar que os EUA alterem muito da sua política e estratégia atual: é que se a China se embrenha cada vez mais nesta crise, os primeiros a sofrer serão sempre os países pobres e simultaneamente deles (dos seus investimentos) dependentes.

 

(imagem – pt.euronesw.com)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 20:44

Agosto 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13

16
19

28
29

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO