ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Snooker − 2019 World Open – Final
“Confirmando o seu título de Campeão do Mundo (para além de Líder do Ranking Mundial/RM) com o inglês JUDD TRUMP a poder ser esta época o primeiro jogador a ganhar 2 provas de RM. Podendo-o contrariar (se o conseguir e se o seu adversário deixar) o tailandês Thepchaiya Un-Nooh.”
Necessitando-se de duas “negras” nas Meias-Finais do OPEN MUNDIAL (a disputar-se na China, na sua 37ª edição e contando para o Ranking Mundial) para se apurarem os dois finalistas desta prova, dadas as prestações dos 4 jogadores envolvidos (nas MF) e podendo qualquer um deles ter atingido a Final, tendo-se aleatoriamente escolhido os dois finalistas e tendo o acaso selecionado uma preferência para tal (obtenção de privilégio): tendo para tal ter vencido, uma prova já esta época – tal se verificando apenas com JUDD TRUMP e THEPCHAIYA UN-NOOH.
2019 World Open
(Meia-Final)
MF | J | N | F | J | Foto | N |
1ª | Thepchaiya Un-Nooh | TAI | 0-1; 0-2; 0-3; 1-3; 1-4; 2-4; 3-4; 3-5; 4-5; 5-5 | Kyren Wilson |
| ING |
6-5 | ||||||
2ª | Judd Trump | ING | 1-0; 1-1; 1-2; 2-2; 3-2; 4-2; 5-2; 5-3; 5-4; 5-5 | John Higgins |
| ESC |
6-5 |
(MF: Meia-Final J: Jogador N: Nacionalidade F: Frames)
Na 1ª MF com o inglês Kyren Wilson começando muito bem chegando rapidamente aos 3-0, com o tailandês Thepchaiya Un-Nooh respondendo no 4ª frame e reduzindo para 1-3, mas deixando-se bater de novo no 5ª frame e fixando aí o resultado em 1-4. Para de seguida o tailandês “começar a arrancar” reduzindo para 3-4, “engasgando-se” no 8º frame, perdendo e parecendo condenado (resultado em 3-5), para surpreendentemente “arrancar definitivamente” vencer três partidas consecutivas e virar o resultado em seu favor para 6-5.
Na 2º MF com o percurso a ser um pouco diferente, mas tendo a mesma conclusão (definido na “negra”) com o encontro a ser repartido nos 4 primeiros frames (2-2) para de seguida o inglês Judd Trump vencer 3 frames consecutivos e colocar o resultado em 5-2. E com a partida praticamente decidida (afinal de contas apenas “aparentemente”) com o escocês John Higgins a “despertar” e a responder igualmente com 3 frames ganhos (consecutivos) − colocando o resultado em 5-5 – para no 11º frame a vitória cair finalmente para o inglês Judd Trump (6-5).
2019 World Open
(Final)
Foto |
| |
Jogador | JUDD TRUMP | THEPCHAIYA UN-NOOH |
Nacionalidade | ING | TAI |
Ranking Mundial | 1º | 22º |
(Ranking da Época) | (1º) | (4º) |
Provas de RM (esta época) | 1 Vitória (International Championship) | - |
Provas p/ Convite (esta época) | 1 Presença nos QF (Shangai Masters) | 1 Vitória (Haining Open) |
Frente-a-Frente | 3 Vitórias (4-3; 4-0; 10-9) 1 Derrota (3-6) | 1 Vitória (6-3) 3 Derrotas (3-4; 0-4; 9-10) |
Provas RM (total de vitórias) | 12 | 1 |
Provas p/ Convite (total de vitórias) | 10 | 1 |
Campeão do Mundo | 1X (2019) | - |
Vença um ou vença o outro (ambos s/ vitórias no WO) com qualquer um dos 2 jogadores a poder vir a ser (o Vencedor e para já) o primeiro a ganhar esta época duas provas do Circuito Mundial de Snooker (com vantagem, caso vença, para o inglês vencendo 2 provas de RN), c/ Judd Trump (1ºrme) mantendo a liderança do RM (saindo vitorioso ou derrotado da Final) e c/ Thepchaiya Un-Nooh (3º/4ºrme) de momento 22ºRM caso vença (a Final) passando a 14ºRM, ou seja, passando pela 1ª vez na sua carreira como profissional a integrar o TOP 16 do RM.
[rme: ranking mundial da época − WO: World Open]
(imagens: zimbio.com − championofchampionssnooker.co.uk − REX FEATURES/ thetricolour.com)