“Mesmo servindo-se de projeções (virtuais) para construir este holograma (e projetá-lo), sendo invariavelmente confrontados (dada a imposição do guião) com estas duas opções: confinados/presos na Terra ou desconfinados/livres em Marte.” (Movimento pela Rápida Colonização de Marte/MRCM)
Após uma Viagem Interplanetária TERRA → MARTE, a chegada à superfície marciana de dois artefactos terrestres integrando a missão MARS 2020. Um veículo motorizado terrestre ─ o ROVER PERSEVERANCE ─ destinado à exploração à superfície e um outro veículo motorizado aéreo ─ o HELICÓPTERO INGENUITY ─ destinado a voos aéreos de observação. Aumentando o tráfego superficial e (pondo de lado os orbitadores) inaugurando o tráfego aéreo.
Rover PERSEVERANCE e Helicóptero INGENUITY
Para além da utilização de um ROVER renovado (científica e tecnologicamente) destinado à exploração do solo do planeta ─ tendo o mesmo uma utilização extra (realizada em Marte pela 1ª vez), a de recolher amostras e guardá-las (para uma outra missão as enviar para a Terra) ─ sendo ainda adicionado um outro veículo explorador (aéreo) o Helicóptero INGENUITY (fazendo um par): nesta área (da exploração espacial planetária) sendo um PIONEIRO.
PERSEVERANCE e INGENUITY em missão conjunta
[INGENUITY: numa fase ainda experimental (mas agora em Marte), um helicóptero pesando 1.800g, podendo deslocar-se 50m durante um período máximo de 90s e a uma altura de 3m/5m. Prevendo-se (na campanha) num período de 30 dias uma mão cheia de voos (5), acompanhado mesmo que à distância por PERSEVERANCE.]
(imagens/ilustrações: nasa.gov)