ALBUFEIRA
Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)
Vem Aí a Tempestade Ana
[Domingo e Segunda-Feira]
Com as previsões meteorológicas (sat24.com) a referenciarem o próximo dia 11 de Dezembro (2ªfeira pelas 00:00) como a data da chegada de mais uma onda de frio ao Algarve, os algarvios de momento com a temperatura do ar na ordem dos 20,8⁰C (sábado dia 9 às 15 horas em Albufeira) têm que se começar a preparar (este fim-de-semana) para uma nova descida das temperaturas (mínimas e máximas na ordem dos 6⁰C) e para o regresso da chuva (nas previsões com o pico de precipitação a ser indicado para amanhã e depois de amanhã). Desse modo e para domingo e 2ªfeira colocando Portugal Continental em Alerta Laranja: em descanso ou a trabalhar aconselhando-se a utilização de roupa mais quente (luvas opcional) e para prevenir guarda-chuva.
A Europa a 11 de Dezembro
(pelas 00:00 de Portugal)
E assim com a chegada do mau tempo ao nosso país (sobretudo no dia 10 e 11) regressando os períodos de chuva, nevando nos pontos mais altos e tendo-se o mar a agitado. Numa tempestade de nome ANA e assim batizada por (apenas) 3 países: Portugal, Espanha e França. Talvez porque na maioria deste basto território localizado numa das pontas (ocidental) da Europa, um dos motes (climáticos) seja a seca afetando partes da França, toda a Península (Ibérica) e incluindo Portugal ‒ este último (e o que mais nos interessa) em seca extrema ou severa. Em conclusão com o mau tempo a chegar em força amanhã de manhã ao Norte (dia 10), ao longo do dia estendendo-se ao centro, para no final do dia atingir finalmente o Algarve (e Albufeira).
[No final de sábado com a temperatura em Albufeira a registar os 13⁰C (pelas 23:30) com previsão de chuva para Domingo e com o IPMA a colocar 8 distritos (de Portugal Continental) em Alerta Vermelho (com rajadas de vento podendo atingir os 130Km/h, ondas até 10 metros e queda de neve acima dos 800 metros) ‒ e no Algarve mantendo-se o Alerta Laranja: “Céu em geral muito nublado com períodos de chuva, o vento deverá soprar fraco a moderado aumentando gradualmente para forte com rajadas até 100 quilómetros por hora.” (IPMA)]
(imagem: sat24.com)