Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Vermelho de Sangue, Vermelho de Fogo

Domingo, 23.05.21

Ontem dia 22 de maio pelo fim da tarde com os habitantes da cidade de GOMA localizada na R. D. CONGO ─ uns 670.000 ─ a serem surpreendidos pela violenta erupção do vulcão do MONTE NYIRAGONGO (tornando a cor do céu avermelhada) situado nas proximidades: face ao fenómeno extremo e ficando aterrorizados, com os habitantes da cidade a fugirem em massa, com medo de poderem ser atingidos. Não se confirmando, no entanto (e para já) a cidade estar no “caminho do vulcão”, seja através da projeção de material (cinzas, pedras) ou de lava vulcânica (escorrendo pelas suas vertentes e podendo dirigir-se para GOMA), seguindo em sentido que não o da cidade (mas do país vizinho, o Ruanda).

E2A7ri6WEAE9lAC.jpg

Tranquilizando um pouco mais os aí residentes, não constituindo o vulcão NYIRAGONGO uma ameaça direta e imediata (apesar de ser um dos mais ativos dessa região, existindo dois próximos) para nenhum centro populacional (maior/menor) existindo por perto. Entrando em erupção este sábado e lançando plumas de gases para a atmosfera, escurecendo-o e dando uma tonalidade de cor vermelha (de Inferno ambiental) ao céu, sobre GOMA e toda a região envolvente (congolesa) do centro/este de África. Com as autoridades a acompanharem a evolução da situação, pedindo calma à população para já e segundo estes estando fora de perigo (sem informação em contrário, até podendo regressar a suas casas).

E2AqIA6WUAMcPLz.jpg

Relembrando, no entanto, o que sucedeu numa situação aparentemente semelhante ocorrida em 2002 no mesmo vulcão (de 2 vulcões ativos e próximos), dando-se a erupção do vulcão do MONTE NYIRAGONGO, para de seguida a lava libertada pelo mesmo escorrer pelas suas vertentes, atingindo a base e dirigindo-se finalmente à localidade de GOMA: vitimando mortalmente 250 pessoas e transformando 120.000 em “sem-abrigo”. Um vulcão “poderoso” face ao seu vizinho e “dócil” NYAMURAGIRA (de 3470m de altitude), mais parecido com outros dois vulcões (um situado mais a norte, o outro mais a sul) igualmente do tipo estratovulcão como o são os vulcões BARUTA e SHAHERU.

(imagens: Roni Korotkov/@KorotkovRoni ─

INFURAYACU@infuraluc01 ─ twitter.com/watchers.news)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 13:41