Um espelho que reflecte a vida, que passa por nós num segundo (espelho)

10
Fev 15

EXPLOSÃO – DONETSK – leste da UCRÂNIA

 

A explosão provocou momentaneamente um grande clarão (parecendo provocar o aparecimento de um típico cogumelo), chegando a ser registado (devido à sua extrema violência) por satélites ao serviço da NATO. Mas nas notícias (quase) nada.

 

20150208_donetsk.jpg

Explosão registada no dia 8 de Fevereiro na região de Donetsk
(pouco antes das 21:00 de Lisboa)

 

No passado Domingo dia 8 de Fevereiro e pouco antes das onze horas da noite (locais), a região em torno da cidade rebelde de Donetsk localizada no leste da Ucrânia (região vizinha da Rússia) foi abalada por uma explosão de tal forma violenta, que após o aparecimento de um grande clarão luminoso que por poucos segundos iluminou toda a noite, ao mesmo se seguiu o efeito provocado por três ondas de choque consecutivas (bem audíveis) e com a última a ser aquela que teve mais impacto (destruindo janelas de edifícios). Segundo representantes dos rebeldes a explosão terá ocorrido perto da aldeia de Peski, numa zona onde aparentemente estaria instalada uma fábrica (do estado) de produtos químicos.

 

donetsk3.jpg

A mesma explosão de 8 de Fevereiro em Donetsk
(aqui detectada pelos satélites da NATO)

 

As versões para o sucedido vão desde uma inocente e inesperada explosão numa fábrica de produtos químicos, até a um míssil deliberadamente dirigido para o interior da zona rebelde – e que terá atingido a dita fábrica (por sinal um míssil idêntico aos utilizados pelo exército ucraniano). Recorde-se que na Ucrânia decorre uma Guerra Civil não declarada, tendo por um lado as actuais autoridades no poder (fortemente apoiadas pelos EUA e por movimentos extremistas de direita com fortes ligações ao poder), por outro lado os rebeldes separatistas (fortemente apoiados pela Rússia e pela imagem libertadora da Crimeia) e no meio de ambos, as vítimas deste genocídio (a população ucraniana): uns olhando para o caos instalado em Kiev e outros observando compatriotas seus a serem (desde já) assassinados.

 

Donetsk_explosion-620x350.jpg

Explosão registada na fábrica de produtos químicos na altura sob controlo dos rebeldes
(produtos provavelmente utilizados em armamento e cuja explosão – segundo Kiev – foi provocada por uma ponta de cigarro)

 

Tendo sido ocupada durante toda a sua história por diversos povos invasores (segundo estudiosos o território da Ucrânia é habitado há mais de quarenta séculos), a Ucrânia tornou-se num estado independente no ano de 1991, desligando-se definitivamente da URSS (em colapso) e procurando uma alternativa europeia (começando a virar-se para ocidente). Chegando a ter o terceiro maior arsenal nuclear do mundo (herdados da antiga URSS e entretanto desactivados), tendo organizado o último Europeu de Futebol em conjunto com a Polónia, a Ucrânia vê-se hoje à beira do seu colapso civilizacional, com uma economia falida e em total derrocada, assistindo sem nada poder fazer à destruição das suas infra-estruturas, ao desmembramento progressivo do seu território, observando ucranianos sem saberem porquê a matar outros ucranianos e até (talvez num ultimo suspiro da sua identidade) à fuga aterrorizada de quase 1.000.000 dos seus cidadãos, aos efeitos das armas diabólicas e mortais que os seus representantes (democraticamente eleitos) lhes reservaram. Para mim uns criminosos (com o número de vítimas a começar a equiparar-se ao registado no recente surto de Ebola).

 

(imagens – Web)

publicado por Produções Anormais - Albufeira às 22:06
tags:

Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

18
20

22


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO